www.stone-ideas.com

A grande empresa turca Alimoglu Marble tem agora com Stone Studio também uma marca própria para design em rochas ornamentais

Stone Studio.

Objetos do cotidiano são produzidos em larga escala / O conceito técnico é design industrial

O conceito é traçado claramente: de um lado os objetos de design devem ser belos e decorativos, de outro, sua funcionalidade vem em 1º lugar. Form follows Function é a antiga regra de ouro do design de produtos, que aqui é aplicada.

Daí para diante também vale o seguinte: os objetos são levados ao comércio em números maiores que peças únicas.

Design industrial é o termo técnico para o que a empresa turca Stone Studio faz. Na feira Marble em Esmirna isso nos chamou atenção. Ela é uma subsidiária da Alimoglu Marble, uma das maiores produtoras e distribuidoras de rochas ornamentais da Turquia.

A atração no estande da Stone Studio era um chifre de mármore, que tal como um megafone acústico amplificava fortemente os ruídos de uma fonte que cabia na palma da mão. Na Foto, Burak Alimoglu demonstra o funcionamento.

A atração no estande da Stone Studio era um chifre de mármore, que tal como um megafone acústico amplificava fortemente os ruídos de uma fonte que cabia na palma da mão. Na Foto, Burak Alimoglu demonstra o funcionamento.

Burak Alimoglu é o chefe da Stone Studio. Ele se reuniu em 2010 à empresa Alimoglu, de seus pais e trouxe não apenas um diploma em economia, mas também muita experiência criativa de seu tempo na universidade, onde ele construiu com muito sucesso maquetes para arquitetos e designers.

Stone Studio.

Talvez também tenha sido o caso, que a queda pelo design nele „tenha vindo pelos genes“, como ele risonhamente diz: sua mãe é uma artista de tezhib, ou seja, ilustradora de textos.

Além disso, Burak Alimoglu desde os 4 anos passa as férias de verão na empresa dos pais. Ali, desde cedo se tratou de rochas para acessórios: a empresa produz de os anos 1980 material para placas de mesas de apoio ou para lareiras completas.

O design da Stone Studio é do próprio Burak Alimoglu e de Umur Kırtosun, o arquiteto da empresa. Além deles, outros 3 designers internacionais e 9 domésticos criam os projetos nessa área.

Stone Studio.

Burak Alimoglu aposta a longo prazo sobretudo em jovens talentos: „A nova geração tem ideias claras, pensa em 3D e domina também as ferramentas para estes desenvolvimentos.“ Ele está certo de que os jovens podem projetar „produtos contemporâneos“ e quer oferecer-lhes a possibilidade „de também ganhar dinheiro com isso“.

Há um ano a Stone Studio distribui seus produtos na Turquia através de uma loja online e representações internacionais. „Até o fim de 2017 queremos estar presentes em mais de 20 países“, sublinha Burak Alimoglu sua meta.

Stone Studio

Fotos: Stone Studio

Stone Studio.Stone Studio.Stone Studio.Stone Studio.Stone Studio.

(24.06.2016)