www.stone-ideas.com

Kengo Kuma: padronagem pixelada em rocha local sobre o teto, nas paredes da casa e nos caminhos centrais

Kengo Kuma and Associates: Yunfeng Spa Resort.

No Yunfeng Spa Resort em uma zona de terremotos no sudeste da China, um arquiteto japonês quis mostrar a força da Terra

Na região há vulcanismo e terremotos são frequentes. O assunto aqui é a província chinesa Yunnan, na fronteira com o Laos, Vietnam e Myanmar (Burma). Ali, no entorno da cidade de Tengchong o arquiteto japonês Kengo Kuma quis criar um spa chamado Yunfeng Spa Resort. Nessa região há muitas fontes termais.

Dos tetos das casas, passando pelas paredes externas até os caminhos centrais, todas as superfícies estão revestidas com padronagens pixeladas em rochas ornamentais ou em algum material semelhante a pedras.Kengo Kuma and Associates: Yunfeng Spa Resort.

Dos tetos das casas, passando pelas paredes externas até os caminhos centrais, todas as superfícies estão revestidas com padronagens pixeladas em rochas ornamentais ou em algum material semelhante a pedras. A única variação é proporcionada pelas áreas verdes em frente à construção no pátio, assim como pelas árvores.

A divisão dos revestimentos em rocha em tamanho e cor parece bastante aleatória.

A divisão dos revestimentos em rocha em tamanho e cor parece bastante aleatória.

Nas paredes, as rochas se projetam para fora e para dentro.

Nas paredes, as rochas se projetam para fora e para dentro.

O material se origina de pedreiras da região. „Ao trabalharmos com rochas, quisemos representar em nossa arquitetura a força da Terra“, escreve o arquiteto.

Até banheiras em rocha estão lá nos banheiros, com águas termais.

Até banheiras em rocha estão lá nos banheiros, com águas termais.

Toda a instalação se estende pelo meio do bosque e sobre um promontório do monte Yunfeng.

Toda a instalação se estende pelo meio do bosque e sobre um promontório do monte Yunfeng. A montanha é um lugar sagrado no taoísmo. Kuma quis com sua arquitetura demonstrar respeito: „Ordenamos os prédios de maneira a deixar seguir entre eles uma corrente de ,Spirit’ (espírito) vindo da montanha“.

Na região há grande ocorrência de jade, que são trabalhados pelos artesões locais. Recentemente tem sido importado também âmbar de Myanmar, noticia a Wikipedia.

Kengo Kuma and Associates

Fotos/Renderings: Kengo Kuma

(28.06.2016)