www.stone-ideas.com

Design: Cursos d’água em pavimento granítico

(Março 2010) Especialmente para crianças, o mapa em frente ao Aquário Nacional em baltimore, capital do Estado norte-americano de Maryland, é uma sensação, que se repete a cada nova visita. Ali naquele pavimento decorativo, elas podem não somente observar um vasto terreno desde a perspectiva de um pássaro ou até percorrê-lo com alguns passos, mas também experimentar uma contextualização fundamental da natureza, uma vez que ali estão reunidas águas de oceano, rios e riachos daquele litoral.

A praça em frente ao museu dedicado aos reinos animais e vegetais marinhos era antigamente uma área deprimente. Agora uma recomposição do local quase trouxe o interior do prédio para sua ante-sala: sobre o pavimento da praça singram ondas rasantes, as áreas de descanso foram formatadas com motivos da fauna local e o mapa sobre o chão mostra a bacia hidrográfica da baía de Chesapeake – que abrange não apenas o terreno do museu, mas também a capital, Washington.

A praça foi desenvolvida segundo projeto dos arquitetos paisagistas Rhodeside & Harwell. A realização do mapa em pedra foi da empresa Cold Spring Granite.

O mapa mostra em azul o oceano (à direita) e na mesma cor estão também os mais importantes cursos d’água. A própria bacia hidrográfica no centro do mapa está marcada com granito Mountain Green escuro, proveniente do Estado de Nova York. A área em torno disso está marcada com granito Irridian, de Minnesota. As duas superfícies foram cortadas precisamente com ajuda de jateamento d’água, de modo que sua aparência lembra um quebra-cabeça.

Para o azul dos rios e do Atlântico, uma tonalidade especial foi aplicada sobre a superfície da pedra, tratada com jateamento de areia. „A maior parte das inscrições e elementos gráficos foi obtida através do jateamento de areia”, explica Duane Kruger, da Cold Spring Granite, „Washington e a cidade de Baltimore estão representadas respectivamente por uma estrela em metal nobre e um medalhão, engastados e colados direto na pedra”.

As dimensões totais do mapa são de cerca de 11,2 m de comprimento e quase 7 m de largura. Ele é composto por placas de 1,35 m quadrados, com uma espessura e 5 cm. As pedras foram aplicadas sobre um leito de argamassa, assentado sobre uma base de concreto.

É digna de nota a figura de um pequeno siri, ao sul da bacia hidrográfica. Ele lembra a grande importância econômica da pesca para a região.

A baía de Chesapeake foi formada há cerca de 35 milhões de anos, em consequência do impacto de um meteorito. Mais de 150 rios de sete estados americanos deságuam ali rumo ao Atlântico.

Cold Spring Granite

Rhodeside & Harwell

Aquário Nacional de Baltimore

Fotos: Rhodeside & Harwell