www.stone-ideas.com

Design: A ponta do mais alto segmento de mercado

(Março 2010) Algumas empresas têm em suas longas histórias um único trabalho excepcional no portfolio. Na Fantini Mosaici, fundada em 1900, cada uma das quatro gerações que a comandaram até aqui conquistou seu próprio ponto alto, de modo que aqui vamos apenas contar o primeiro e o último. Tudo começou com o famoso piso da galeria milanesa Vittorio Emanuele, em 1923, e por ora se encerra com a Mesquita Xeque Zayed, em Abu Dhabi, onde em 2007 foi produzida uma parte da marchetaria e mosaicos.

De fato, essas obras em prédios de visitação pública são mais frequentemente a exceção nos portfolios de uma empresa renomada internacionalmente, e são aceitas e executadas mais com o intuito de fortalecer uma política de relações públicas, esclarece Enrico Fantin, um dos administradores.

„Nosso trabalho habitual está com clientes privados”, define Fantin sua clientela. E aqui cabe acrescentar: a empresa cria ambientes para mansões e palácios, como por exemplo o do primeiro-ministro italiano Sílvio Berlusconi. Naturalmente também acontece de fazerem projetos abertos, de certo modo, à visitação pública, como as butiques de grifes exclusivas em todo o mundo, ou hotéis como o Palazzo Versace na Austrália ou Dubai.

,Produtos de ponta para o mercado High-End’, poderia se resumir em poucas palavras o modelo de negócio dessa empresa.

Para esse mercado, com o qual outros apenas sonham, é necessário naturalmente não apenas uma longa tradição e um nome de ressonância, mas também o know-how exclusivo tanto para o projeto quanto para a execução do trabalho. Assim a empresa fornece seus próprios arquitetos e forma, por exemplo, seus artesãos e artistas na Itália.

„Inspirado pela arte, movido pela tradição”, é o slogan presente em um catálogo da empresa.

Milão é a sede tradicional da empresa e a Itália seu campo de trabalho. Desde os anos 90 a Fantini Mosaici também está ativa globalmente, com representações em Miami e Abu Dhabi. Desde esses pontos, se está próximo da clientela potencial nas Américas do Norte e do Sul, bem como no Oriente Médio. Desde 1994 também faz parte do grupo a divisão Fantini Marmi, especialista em pedras naturais para empresas.

A propósito de tradição: ela é certamente a base da auto-imagem, mas de forma alguma a encerra. Assim a empresa utiliza, ao lado de materiais consagrados para mosaicos, também vidro – „Que há algum tempo marca uma tendência”, segundo Fantin – e esmaltados, de acordo com o que ficar melhor para a realização do desejo do cliente. De todo modo, materiais bastante conhecidos, como seixos, também compõem o menu, assim como granitinas. „É sempre um desafio, renovadamente encontrar a melhor solução para um projeto”, diz Fantin.

Assim ele se refere à realização artística de um projeto. E isso pode tornar-se bastante delicado, na medida que um mosaico, em todas as suas pequenas pedras, sempre adquire vida própria de acordo com os efeitos de luz e sensações de profundidade. Esses fatores, combinados com clientes extremamente exigentes, não resultam eventualmente em problemas, quando a realização se mostra diferente do projeto?

Enrico Fantin hesita e nota-se que ele de fato não conhece esse problema. „Dificuldades? Não, muito pelo contrário. Nós somos melhores do que o cliente espera”, enfatiza ele no final.

Fantini Mosaici

Fotos: Fantini Mosaici