www.stone-ideas.com

Miscelânea

(Abril 2010) Empresas brasileiras exportadoras de pedras naturais estão se tornando cada vez menos competitivas, afirma o boletim „Informe“ (1/2010) da associação nacional Abirochas. Isso se deveria sobretudo aos impostos e ao câmbio desfavorável em relação ao dólar. Em 2009 as exportações em valores caíram -24% em comparação com o ano anterior e em tonelagem -16%. Com uma soma de US$ 724,1 milhões (1673 milhões de t) elas caíram ao nível de 2005. Apenas em pedra-sabão houve um crescimento da exportação (+8,8%). O fato de que as exportações brasileiras já em 2006 para 2007, quer dizer antes da crise internacional, já apontavam para uma desaceleração, é para os autores do estudo sinal de queda na competitividade do setor, inclusive no mercado doméstico.

Ao Prêmio Francês de Pedras Naturais podem inscrever-se fornecedores estrangeiros de material, desde que estes tenham sido trabalhados na França (francês).

Para deixar coisas desaparecerem no jardim ou na frente da casa, a empresa americana Dekorra Products concebeu uma imitação de criança abandonada.

Pedras naturais foram bastante utilizadas nos projetos que a Associação Nacional de Cozinhas e Banheiros da Nova Zelândia premiou no ano passado.

A Feira StonExpo/Marmomacc Americas acontece em 2011 junto com a Feira Surface, de 25 a 27 de janeiro em Las Vegas. O programa de conferências se inicia um dia antes.

Uma campanha de marketing interessante foi criada pela Federação Suíça de Pedreiros em seu 100. jubileu: 100 de seus membros criarão assentos. Os objetos serão apresentados em agosto por duas semanas e mais tarde serão espalhados por todo o país. A exposição tem um catálogo com informações sobre os construtores e materiais, segundo informa a revista alemã „Naturstein“ (01/10).

Estátuas de mármore de imperadores romanos, com metros de altura, foram encontradas por arqueólogos belgas e turcos em Sagalassos, uma cidade perto de do balneário Antalya.

Uma limpeza e proteção da pirâmide de Quéops foi realizada com sucesso pela empresa austríaca Finalit.

Evidência Geológica de terremotos no Chile.

Vídeo do Mês: Trabalho manual ao invés de serra de fio diamantado. Talvez uma idéia pioneira para o beneficiamento de pedras é o que mostra um mestre turco do Taekwondo.