www.stone-ideas.com

Arquitetura: Com o mar todos os dias à mesa

(Abril 2010) Um prédio na encosta de uma colina sobre do mar deve oferecer uma vista panorâmica. O grande arquiteto turco Gokhan Avcioglu (GAD) e Dara Kırmızıtoprak (DK) resolveram essa tarefa com o conjunto habitacional CastleRock em Bodrum, no Mediterrâneo: a forma das casas e o escalonamento delas umas sobre as outras significa quase receber o sol com uma salva de palmas todos os dias. A disposição lembra um pouco as arquibancadas de um anfiteatro, com o mar no lugar do palco.

Essa idéia relaciona-se com a história local. Bodrum, hoje um balneário para relaxamento turístico e ponto de encontro de artistas na costa sul da Turquia, mantém desde a antiguidade clássica um teatro daquele formato.

CastleRock conta com 16 „assentos na platéia”, quer dizer: casas, dispostas em algumas fileiras assentadas sobre a ladeira. A proteção visual é oferecida por muros que se prolongam a partir das varandas. Esses possuem aberturas, através das quais os „espectadores” podem assistir completamente aos espetáculos da natureza, desde a subida do sol ao palco até sua saída de cena.

Os muros de concreto são revestidos com placas de travertino, com espessuras que variam entre 3 cm e 5 cm. Para manter os custos baixos através da padronização, foram compostas três variações de um modelo básico de casa, compatíveis com todos os terrenos. Cada terreno tem sua própria piscina e jardim. Os prédios têm formatos duplex e triplex.

O nome CastleRock lembra o castelo dos cavaleiros das Cruzadas e o forte que protege a cidade. Na antiguidade, Bodrum chamava-se Halicarnasso e abrigava o túmulo do príncipe Mausolo, uma das sete maravilhas do Mundo Antigo, origem de mausoléu, como são conhecidos até hoje os túmulos espetaculares. A cidade foi destruída por Alexandre o Grande e frequentemente sofre com terremotos. Faz pouco tempo que foi redescoberta para o turismo.

Gokhan Avcioglu (GAD)

Dara Kırmızıtoprak (DK)

Fotos: Ozlem Avcioglu, Melis Eyuboglu