www.stone-ideas.com

Design: Bancadas de granito tocam música

(Junho 2010) Neste ano serão comemorados na Polônia 200 anos do nascimento de Frédéric Chopin. Uma instalação em especial dessas comemorações aparece em Varsóvia: ali foram colocados bancos de granito preto ao longo de um passeio público. Eles referem-se a importantes épocas da vida deste compositor, um dos principais do século 19, que em testamento pediu que seu coração fosse guardado em uma igreja da capital polonesa.

Aqueles que esperam apenas inscrições sobre os bancos de pedra sairão positivamente surpreendidos. Na superfície estão gravados códigos de barras. Se fotografados com um telefone celular e enviados como torpedo para um certo número, recebe-se de volta informações sobre a programação atual dessas comemorações.

Além disso, cada banco dispõe de um botão que, uma vez acionado, permite escutar 30 segundos de obras de Chopin. Os componentes eletrônicos foram projetados para suportar temperaturas de -45C até +85C, segundo informa um site (polonês).

Outra instalação, bem mais discreta, pode ser encontrada ao lado do Museu Chopin: ali no calçamento foram colocadas tiras pretas sobre o granito cinzento, que lembram o teclado de um piano.

As fotos são cortesia da revista polonesa Nowy Kamieniarz.

„Uma casa para J. S. Bach“

Mais uma ação nos moldes „Uma casa para…” foi lançada pela Icarch com vistas ao jubileu de Johann Sebastian Bach. Idéias de todos os tipos são bem-vindas. A taxa de inscrição é de 30 Euros (para estudantes 15 Euros). Como prêmio, as idéias vencedoras serão apresentadas na internet e seus autores também poderão participar de outras competições do gênero sem custos. As inscrições devem ser realizadas até 28 junho e os projetos apresentados até 28 de julho.