www.stone-ideas.com

Design: Inlays para o Azerbaijão

(Junho 2010) Quando se fala de mercados promissores nesse momento, destacam-se os estados do Golfo Pérsico em primeiro plano, além de recém-chegados asiáticos, como China, Índia e seus vizinhos. Quase ninguém fala, contudo, dos estados da antiga União Soviética, principalmente de Cazaquistão, Azerbaijão e Geórgia. Mesmo que um consumo de massa ainda não exista, as classes altas e os governos são grandes clientes para produtos caros.

A empresa turca Taspinar prova isso com seus trabalhos em inlays. O que essa companhia com sede em Esmirna fornece para a Europa Oriental é caro de verdade. E isto não apenas porque se trata de variedades bastante valiosas de pedra natural, mas também porque esses materiais têm ainda mais valor agregado com design e know-how.

Entre os projetos extraordinários recentes para o setor público estão brasões de piso com dimensões medidas em metros para os ministérios e o parlamento de Baku, capital do Azerbaijão.

A empresa foi criada em 1989 e nos primeiros cinco anos ganhou seu dinheiro com o trabalho manual clássico, como por exemplo a composição de mosaicos. Então começou a investir em tecnologia moderna e desde então constrói uma reputação com o emprego de jateamento d’água.

A diretora-geral da empresa é Asiye Kurt, engenheira mecânica pós-graduada, que conduz não apenas os negócios mas também as concepções de design. Essa capacidade ela reuniu ao agregar a sua formação um curso de design.

„Nossos clientes adoram produtos feitos à mão”, afirma Asiye Kurt. De acordo com o desejo da clientela, a Taspinar pode oferecer desde uma grande variedade de decoração moderna até motivos clássicos e até mesmo religiosos.

A empresa está especialmente preparada quando o cliente já chega com uma sugestão própria. Então 25 empregados mobilizam-se não apenas para concretizar aquele plano original, mas também para sugerir outras possibilidades que podem melhorar o produto final, como por exemplo outro tipo de pedras mais adequadas à proposta. Também faz parte do serviço a instalação no local desejado pelo cliente.

Claro que a Taspinar também atende e fornece a Europa Ocidental. „Para os Estados Unidos nós estamos, no momento, um tanto caros”, afirma Kurt. Em contrapartida, ela menciona o foco nos estados do Golfo Pérsico: „Nós estamos nos fortalecendo ao cuidar da comunidade de países vizinhos à Turquia”.

Taspinar Marble