www.stone-ideas.com

Arte: Linha solta, também para os pensamentos!

(Julho 2010) Possivelmente a mais divertida das obras e Fabio Viale e também um dos seus mais belos achados artísticos pode ser vista em um vídeo, onde ele faz uma curva com um pequeno barco em um canal de Milão. Vira ou não vira? é a pergunta que se faz o espectador, tão cuidadosa é a curva de Viale.

Viale é escultor e trabalha com mármore. Entretanto, o que ele faz com o material resulta mais em diversão ligeira do que em pesada arte conceitual. Por exemplo, no caso do pneu de caminhão de mármore branco, que de tão realista nos faz inadvertidamente procurar onde afinal está o veículo a que ele pertence. Da mesma forma, há pneus de carros onde as estrias e os detalhes do fabricante alcançam tal precisão, que nos sentimos quase traídos ao finalmente notar que, outra vez, o material é mármore, desta vez negro.

Talvez Viale seja um ilusionista, quando se toma essa palavra num sentido positivo. Ele nos deixa tomar por verdadeiro algo que de fato não está ali, como por exemplo a pipa na parede da igreja, que de fato é apenas mais um de seus objetos de pedra.

Ao observar de perto a arte de Viale, o pensamento alcança um estado de lúdica surpresa que nos faz tão bem e se manifesta em uma calorosa e libertadora risada.

Outro exemplo é sua „Super Gioconda“, baseado na Mona Lisa de Leonardo da Vinci. É de fato isopor? Naturalmente não. E da mesma forma o rolo de papel higiênico, ou as tatuagens em um torso masculino.

Ah, sim, quase nos esquecíamos: o barco, com o qual ele faz sua curva sobre as águas, também era evidentemente de mármore, esculpido em um único bloco e pesando quase um quarto de tonelada. E não virou, nos informou uma fonte confiável.

Então: Linha solta, também em pensamento!

Fabio Viale

Video

Fotos: Fabio Viale