(Julho 2010) Chamada „Plus“, é uma casa de fim de semana em uma colina na cidade de Shizuoka, no Japão. Foi concebida pelo escritório Mount Fuji Architects Studio na forma de duas caixas simples, que como numa cruz estão colocadas uma sobre a outra perpendicularmente, porém ligeiramente deslocada da posição central.
O primeiro andar está metade apoiado na colina e nele estão dispostos quartos e banheiros. A vista das grandes janelas e do terraço dá para o oceâno Pacífico, ou em linha reta, para as nuvens no horizonte.
No segundo andar, estendido tranversalmente sobre o primeiro, encontram-se as áreas de convívio, ou seja, cozinha, sala e mais terraços. Estão rodeados por carvalhos e cerejeiras japonesas.
Sob os dois andares há ainda um piso térreo.
Para o revestimento das paredes de concreto, tanto dentro como fora, foi escolhido mármore branco Bianco Brouille. Foi fornecido pela empresa japonesa Shirai Sekizai. É excitante o jogo de cores produzido pelo reflexo do azul do céu nele, ou do verde das árvores, ou ainda o espelhamento das nuvens sobre o oceano, reproduzindo igualmente nas veias da pedra.
„Apesar de extraído da natureza, o prédio não deixa de fazer parte dela, ainda que de modo bastante abstrato“, escreve Harada Masahiro, do Mount Fuji Architects Studio.
Majestosamente, como flagra o fotógrado Ken’ichi Suzuki.
Ken’ichi Suzuki (Mail)