www.stone-ideas.com

Mercados: Geologia como locomotiva de RP para o setor de rochas ornamentais

(Agosto 2010) O Pão de Açúcar no Rio de Janeiro é conhecido por todo mundo. Que essa montanha é de granito e que no estado do Rio existe uma série de particularidades geológicas é uma novidade para a maioria, e isso será utilizado turisticamente. Desde 2001 existe o „Projeto Caminhos Geológicos“), que oferece conhecimento sobre a Terra em painéis e na internet, com os quais se pretende atrair interessados para aqueles locais de visitação.

Essas iniciativas turísticas e científicas oferecem ao setor de rochas ornamentais a possibilidade de associar suas marcas a essa campanha de relações públicas. Não é nada de novo, ainda que o setor raramente utilize o recurso em lugar algum. Os Caminhos Geológicos são interessantes no nosso contexto porque também estão presentes na internet, o que amplia em muitas vezes a visibilidade de tal associação aos olhos da opinião pública.

O Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro, iniciador do projeto, já instalou 67 desses painéis, em locais como, por exemplo, o Parque Natural de Foz do Iguaçu, com suas famosas quedas d’água, onde trata do vulcanismo pré-histórico, ou ainda na praia de Búzios, onde trata do continente primordial Gondwana.

Na internet esses painéis podem ser encontrados com uma visita à homepage do projeto, que tem no menu do lado direito a seção „Placas“. Ali é possível escolher o local e então ver e baixar o painel ali relacionado em diferentes formatos digitais. Uma empresa ou organização setorial que venha colocar seu logotipo ali poderá ser clicada diretamente.

Partindo do princípio que não apenas fãs de geologia visitarão o site do projeto, mas em geral visitantes em potencial que estejam pesquisando um roteiro de viagem, se chega a um amplo espectro de clientes potenciais. Importante: não se trata aqui de vender algo, o objetivo é colocar o produto rochas ornamentais em evidência no imaginário consciente dos consumidores, de modo que eles se lembrem dessa possibilidade assim que construírem ou reformarem.

Também é interessante para patrocinadores como o projeto utiliza a completa gama de possibilidades digitais. Existe nessa homepage fotos das belezas naturais, que podem ser enviadas pelos viajantes aos amigos como postais eletrônicos, além de jogos para as crianças ou ainda mapas interativos.

Projeto Caminhos Geológicos

Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro