www.stone-ideas.com

Arte: Joias sobre a calçada

(Agosto 2010) Que o pavimento de rua pode servir para mais do que apenas ser pisado, já foi provado pelos passeios públicos portugueses há séculos. Por exemplo, eles podem informar sobre a história de um lugar ou para divertir os passantes, e assim humanizar a cidade. Sobre os aspectos técnicos e históricos dessa forma de composição urbana foi editada há pouco uma publicação da revista especializada portuguesa „Rochas e Equipamentos“, que pode ser lida sem custos em inglês e português na internet.

„Manual das Calçadas Portuguesas“ é o título. É descrito ali essa antiga artesania, que tem raiz na época romana e conheceu influência da ocupação árabe. Entre outras coisas, são explicados aspectos da obtenção da rocha ornamental, aplicação, coloração, custos e manutenção. O trabalho tem 171 páginas e está ricamente ilustrado como fotos, das quais mostraremos algumas. Nas últimas 30 páginas há um resumo em inglês.

O manual foi financiado pela Direcção Geral de Energia e Geologia. Afinal, o setor sempre foi um importante fator econômico no país e seus produtos foram por muito tempo até um hit de exportações. Desde 1986 Lisboa tem uma Escola de Calceteiros e desde 2006 há um monumento à atividade na região da Baixa, na cidade antiga.

Uma versão impressa do manual está em planejamento (ISBN 978-972-8268-39-8). Rochas e Equipamentos vai informar a respeito.

„Manual da Calçada Portuguesa“

Ernesto Matos ha produzido livros e postais sobre o assunto. Gentilmente nos disponibilizou estas fotos. Mais fotos dele de todo o mundo em um site.

Aga Khan Awards for Architecture

O título „Cidade das Pedras“ é de fato merecido por Gjirokastra, não apenas em razão das marcantes calçadas de suas ruas e dos muitos tetos de casas com telhas de pedra.

A pequena cidade albanesa, próxima à fronteira com a Grécia, é patrimônio cultural da humanidade, conferido pela Unesco. A manutenção de seus prédios, do período Osmânico, foi premiada com o Aga Khan Awards for Architecture. O prêmio é conferido pelo instituto Aga Khan e visa a manutenção de tesouros da cultura islâmica.

Aga Khan Awards for Architecture 2010

Pavimentos em Gjirokastra (1, 2)

Fotos: Aga Khan Awards for Architecture