www.stone-ideas.com

Miscelânea

xMiscellen(Outubro 2008) Com o mesmo mármore branco Candoglia como o da catedral deve-se revestir em Milão o novo Museo para Arte Contemporânea. O arquiteto Daniel Libeskind apresenteou o projeto (em alemão). Prevê-se a finalização das obras do prédio para depois de 2010.

Muitas das novas cidades as quais a Unesco incluiu em julho de 2008 na sua lista de cidades de patrimônio natural e cultural têm a ver com pedras. Entre elas destacamos: Gjirokastra na Albânia, a „cidade das pedras“, ou o templo Preah Vihear em Cambodscha, famoso pelos seus ornamentos em pedras. Entre as cidades que contam pelo seu patrimônio natural destaca-se de maneira especial a Arena Suiça Tectônica Sardonal, nos Alpes. Alí econtram-se as antigas formações rochosas por sobre as novas, o que permitiu aos cientistas uma forma inovadora de entender a composição das áreas montanhosas.

Para a Waterfront de Dubai, mais um mega projeto urbano no Golfo Pérsico, foi apresentado o plano geral pelo arquiteto. Rem Koolhaas quer impor alí o seu conceito de modernas construções urbanas („generic city“), onde a idéia principal é que não se more para sempre num mesmo local e sim que as pessoas se estabeleçam alí por um tempo limitado antes de procurar um novo lar como nómadas.