www.stone-ideas.com

Arquitetura: muito a se fazer pelos canterios

A reconstruida Frauenkirche 2005.(Outubro 2008) Nos próximos anos haverá muito trabalho para artesãos das pedras na Alemanha. Pois em muitas localidades querem reconstruir à fidelidade prédios que sofreram destrução na segunda guerra mundial. No momento há discussões fortes entre apoiadores e opositores sobre as fachadas em estilo antigo, consideradas por alguns um tipo de arquitetura de aldeias Potemkin. No final das contas, esta moda beneficia claramente a reconstrução em geral, uma vez que muitos particulares estão dispostos a contribuir financeiramente nas obras.

Exemplo destacante do passado é a igreja Frauenkirche (Igreja da Nossa Senhora) na cidade de Dresden, a qual durante o governo comunista no leste alemão não passava de um monte de entulhos no centro da cidade e que a partir de 1994 foi reconstruída durante onze anos com ajuda de doações de todas as partes do mundo e que agora nos mostra novamente todo o seu antigo esplendor.

Entre os projetos já confirmados destacam-se os palácios de cidade de Berlim e de Potsdam. Em ambos pretende-se erguer fielmente as fachadas originais em frente à prédios modernos.

Inúmeros outros projetos já encontram-se em planejamento (quadro-resumo dos planos de recontrções e projetos, em alemão)

Uso de máquinas CNC

Um novo método para a reconstrução de figuras históricas em pedras (em alemão) foi desenvolvido pelo artesão e escultor Berlinense Kai Dräger seguindo um método de seus antepassados, uma máquina CNC trabalha uma peça de escultura até um estado bruto desta, a partir do qual o artesão trabalha nos detalhes finos. Através desse trabalho em conjunto de máquina e escultor, e só como escultor o pode, é possível por um lado chegar-se a um cópia fiel de uma imagem histórica e por outro lado os custos permanecem baixos.

O palácio de cidade no antigo centro de Berlim (maqueta).