www.stone-ideas.com

Design: Pelo menos 30 anos de durabilidade

(Outubro 2010) Em todo mundo o setor turístico tem o mesmo problema: o vento e o clima devoram as sinalizações com informações para visitantes rapidamente ou pelo menos os enferrujam até que fiquem com aparência horrível. A empresa francesa Empreinte conseguiu sucesso internacional com uma solução em pedra: ela utiliza rocha vulcânica (lava) para as placas e sobre elas queima as instruções com esmalte. Laurence Navez, encarregado de imprensa da empresa, afirma que sua vida útil é de 30 anos. Além disso: „O aspecto natural da lava lhe confere um acabamento único e uma intensidade de cores extraordinária“.

Empreinte não é de fato a autora da ideia de sinalizações em pedra. Precursores mais comuns são as placas de lava em geral esmaltadas em branco com letras azuis-escuras ao longo das estradas francesas, nos quais era informado o nome, a direção e a distância da próxima localidade. Elas vêm dos anos 1910 e muitas estão até hoje bem mantidas. Plaques Michelin é como se chamam, seguindo a famosa fabricante de pneus do boneco arredondado.

A Empreinte, sediada nos Pirineus, utiliza placas de lava da região, e mais precisamente da região de Volvic. O material bruto é adquirido de uma outra empresa. Ela mesma especializou-se na técnica de esmaltagem e no desenho das placas. Todo o trabalho é manual.

Para a colocação, a empresa tem uma equipe própria e na maioria dos casos isso é conseguido sem emprego de guindastes. O peso por metro quadrado de uma placa com 15 mm de espessura é de 22 kg, segundo Navez. Com espessura de 25 mm o peso chega a 55 kg e com 30 mm soma 66 kg.

De acordo com o design, as placas são montadas em uma estrutura de pedra ou em uma armação de aço, pendurada ou assentada. De acordo com o desejo do cliente, também é possível empregar madeira ou outro material. A maior dimensão da placa de lava em 15 mm de espessura é 500 x 1000 mm (mínima de 50 x 50 mm), em 25 mm de espessura o máximo é 1000 x 2000 mm (mínima de 100 x 100 mm) e em 30 mm de espessura a máxima é de 1000 x 2400 mm (mínima de 100 x 100 mm).

Alguns lugares já mostram em empresas ou hotéis essas sinalizações em suas paredes (em francês). Pessoas físicas utilizam preferencialmente o material como púlpito ou para nele pintar seus brazões de família. Há dois anos a empresa recebeu uma encomenda de sinalização para a Acrópole de Atenas.

Empreinte