www.stone-ideas.com

Arquitetura: Inconfundivelmente escandinavo

(Novembro 2010) Sem dúvida a construção tem um ar escandinavo. Talvez isso seja efeito da combinação de ângulos agudos no teto da fachada, protuberantes e semelhantes às igrejas de madeira, talvez pelos materiais, todos da própria região norte, e também na concepção rústica. O Scandinavian Golf Club não fica longe da localidade Farum, cerca de 25km de Copenhague. A arquitetura é da Henning Larsen Architects, que também tem sede na capital dinamarquesa.

Do lado externo, a ardósia é o material dominante, presente no teto, como é comum no norte. Foi utilizada uma espécie da região norueguesa, localizável em torno da cidade de Otta. A rocha se diferencia pelos veios de óxido de ferro, que lhe conferem tonalidades douradas. Sobre isso falaremos mais adiante.

O que também colabora para a impressão rústica do prédio são as colunas nas paredes envidraçadas, assim como a dominante chaminé, e por fim os muros do entorno. Ali foram utilizados resíduos da produção de ardósia, denunciados pela costumeira sobra de pequenos cantos quadráticos de semelhantes dimensões no corte de grandes blocos e placas. Com tais restos de diferentes tamanhos, mas com uma face plana, os pedreiros revestiram as paredes de sustentação, empregando uma atenção meticulosa.

Involuntariamente o observador se lembrará de uma barricada. Também é especialmente convidativa interação de cromática de materiais diversos. O cinza da ardósia contrasta fortemente com o amarelo-ouro do pinheiro Oregon. Por outro lado, os veios nas rochas, com suas faces douradas, mostram uma ligação de quase parentesco com a madeira.

Quando o sol bate nas janelas mais altas, é possível observar desde um grande salão de aspecto rústico uma paisagem cujo entorno ainda contém muita áreas originais, nas margens de um campo de golfe com duas séries de 18 buracos.

As composições em madeira no prédio foram agraciadas em 2009 com o Prêmio dos Carpinteiros de Copenhague.

Henning Larsen Architects

A ardósia foi fornecida pela empresa norueguesa Minera.

Fotos: Thorbjoern Hansen (dinamarquês)