www.stone-ideas.com

Arte: Surpresa no centésimo

(Dezembro 2010) Espalhados em toda a Suíça, existem em parques e praças desde o último verão (boreal) 100 espreguiçadeiras feitas de rochas ornamentais. Trata-se das conhecidas cadeiras reclinadas, como a greco-romana „Kline“ de Daniel e Sabine Burla ou o „Kunst-Matratze“ („Colchão-Artificial“) de Horst Bohnet, que parece quase distraidamente jogada ali. Outros exemplos são „Riposo“ („Repouso“) com travesseiros de rocha de Marcel Robert-Tissot, „Siesta“ de Ernesto Ghenzi, „… da lass dich nieder“ („…te deita ali“) de Simon Weber ou „Truncus“ („Tronco“) de Jonas Brandenberg. Finalmente a ponta de banco „Ruhewürfel“ („Cubo Relax“), na forma do logotipo da federação, desenhada por várias empresas.

Todos esses e muitos outros objetos foram construídos por artistas para o 100 aniversário da Federação Suíça dos Canteiros e Escultures (VSBS, na sigla local). Eles foram inicialmente mostrados numa exposição em Saint Gallen, onde parte foi vendida e agora espalhada por todo o país. Também artistas alemães participaram da iniciativa.

A ideia dessa ofensiva de marketing veio da chefe da federação, Daniela Urfer. Na sua direção esteve o escultor Ernesto Ghenzi. As rochas utilizadas foram oferecidas pelas empresas participantes da federação. Apenas o material de algumas peças alcançou mais de 10.000 francos suíços (cerca de

7400 Euros).

Com a ação, a federação desejava mostrar seu trabalho e também o de canteiros e escultores „de uma maneira nova e surpreendente“, conta o jornalista especializado no setor

Robert Stadler na revista alemã „Stein“. Ele resume: „A surpresa sem sobra de dúvida foi conseguida“.

Uma brochura apresenta e descreve as 100 espreguiçadeiras, identificando fornecedores dos materiais. Ela pode ser consultada sem custos (alemão) ou em livro ao preço de 30 francos suíços através de e-Mail, ou pelo fone: +41 31 970 0881).

A propósito: a Suíça é o país com o maior consumo per capita mundial em rochas ornamentais.

Verband Schweizer Bildhauer- und Steinmetzmeister (alemão)

Fotos: Robert Stadler, Zurique (Mail)

Daniel und Sabine Burla (Mail)

Horst Bohnet (alemão)

Marcel Robert-Tissot (Mail)

Ernesto Ghenzi (alemão)

Simon Weber (alemão)

Jonas Brandenberg (alemão)