(Maio 2013) O mármore dá sensação de frio, „por ter propriedades de péssima condução de calor“, escreve a revista Dubai Chronicle. De fato é ao contrário: o mármore toma de nossa pele muito calor e tão rapidamente, que por isso nos parece frio. Espécies de rocha que têm esse efeito reduzido, como o calcário, são assim em razão de estruturas pouco compactadas, e portanto mais lentas na absorção de calor. Em geral esse efeito de frio permanece apenas enquanto a rocha (ou o ar em torno) ainda não alcançou a nossa temperatura corporal. E ainda assim: um ar de 37 graus nos seria desagradavelmente quente.
A Catedral de Port-au-Prince, no Haiti, destruída no terremoto de 2010, será reconstruída. O projeto premiado foi o do escritório Segundo Cardona, FAIA. O material previsto para a fachada é calcário.
A designer americana Sara Baldwin desenvolveu para a Marble Systems uma nova coleção chamada „Talya“.
L’Angolo Della Geologia apresenta em seu perfil no Facebook fascinantes fotos do mundo das rochas.
House in the Quarry (Casa na Pedreira) é como se chama um prédio do arquiteto Russel Wright no estado norte-americano de New York. O World Monuments Fund (WMF) esforça-se para manter essa construção.
Falésias artificiais são construídas pelo francês Fabrice Kennel com tela metálica e cimento, destinadas a zoológicos ou aquários (em francês).
Como construir de antigas cascalheiras cômodos de alto padrão para animais e plantas é o que mostra o fabricante alemão de cimento Heidelberg em sua página na internet Quarry Life Award.
A erosão no calcário na Catedral de St. Paul em Londres será examinada por um projeto científico.
O sympósio sulbraliseiro de geologia será realizado no período de 21 a 24 de julho de 2013 em Porto Alegre, RS.
Foi lançado o livro „Geologia do Brasil“ que reúne pesquisadores de diferentes áreas da Geologia em uma publicação que apresenta e atualiza o conhecimento geológico, de forma completa e didática, para estudantes e profissionais da área.
Vídeo do Mês: a estratificação do calcário na costa da Escócia foi a inspiração para o Victoria and Albert Museum de Kengo Kuma em Dundee (vídeo, 1).