www.stone-ideas.com

Miscelânea

(Março 2011) O Compagnonnage na França, traduzido: os anos de aprendizagem itinerante, foram declarados pela Unesco bens de cultura imaterial da humanidade. A distinção é conferida a cada dois anos, por exemplo para línguas, costumes ou artes.

Dados sobre o consumo de energia na produção de materiais de construção como rochas ornamentais, ou ainda o dióxido de carbono liberado em sua produção, foram medidos pela Universidade de Bath, na Grã-Bretanha. Eles podem ser baixados sem custos do site ou na forma de livro.

A Fonte dos Leões na Alhambra, em Granada (Espanha), foi restaurada depois de três anos de trabalho, informa o Centro Technológico de la Piedra (CTAP) (espanhol). Uma resina especial desempenhou papel importante naqueles trabalhos, e continha carbonato de cálcio. Pesquisas em conjunto com a Universidade de Sevilha determinaram que os leões foram esculpidos há cerca de 700 anos em mármore espanhol Blanco de Macael.

Ferramentas usadas são procuradas pelo American College of Building Arts (ACBA), sediado na cidade de Charleston, na Carolina do Sul. A divisão de artesãos da construção espera desde sua fundação, há 6 anos, pelo credenciamento que facilitará o acesso à subsídios. Mais sobre o tema na última página da newsletter de dezembro do Building Stone Institute (BSI).