www.stone-ideas.com

Design: Ideias para materiais e formas incomuns

(Março 2011) Percorrer caminhos incomuns com meios simples é o que destaca a empresa italiana Segheria La Perla. Um exemplo disso é a criação „bi.materia“ (Design: Nicola Giardina Papa): nela mármore é combinado com resina, entretanto a resina não é aplicada como aglutinadora mas, como denota o nome, ao lado da rocha como mais um material. Com isso podem, por exemplo, ser aplicadas faixas coloridas e luminosas entre os ladrilhos de rochas largas, ou também apenas um destaque de cores nos rejuntes. Dois tipos de resina com diferentes aparências poder ser progrados.

Um outro exemplo são as ideias para banheiros desenvolvidos pelo designer Raffaello Galiotto. Na criação „Strip“ („Risca“) elementos básicos são combinados de forma que faixas claro-escuras correm sobre uma parede ou piso. Para que esta linha mantenha o efeito ótico de continuidade, são aplicados nas respectivas pias o mesmo padrão zebrado. Uma sofisticada construção, aplicada no pé das bases estruturais, permite que uma linha encontre exatamente a outra. O mesmo princípio também pode ser aplicado ao boxe do chuveiro, que mantém essa linearidade mesmo no ralo, embaixo do qual o mesmo sistema é encontrável.

Apesar destes produtos vanguardistas, a cultura da empresa pode ser descrita como „pé no chão“. Seu chefe, Renato Cavaliere, cujo pai fundou o negócio há quase 50 anos, acredita que o parâmetro comparativo para o sucesso empresarial hoje é bastante diferente do de antes: „Precisamos oferecer ao mercado projetos completos, e não mais apenas placas sob medida“, afirma.

Sendo assim, ele não comercializa os elementos de sua coleção individualmente no mostruário, mas os fornece apenas em projetos como, por exemplo, num banheiro completo. Para realizar serviços maiores, a empresa mantém entre seus 22 colaboradores dois técnicos que orientam uma encomenda do projeto até a instalação. Os elementos são individualmente produzidos nas oficinas do Vale do Chiampo, perto dos Alpes.

Por exemplo, para a coleção „Orizzonte“ („Horizonte“), dedicada a banheiros, uma única linha corre pela parede e ao tocar no teto muda sua tonalidade, marcando por assim dizer o „céu“ com pedras mais claras e a „terra“ com pedras mais escuras.

Também aqui o designer demonstra grande atenção aos detalhes: como as pias encontram-se na área da „terra“, são trabalhadas a partir de um bloco maciço de 14 cm. „Aqui queríamos marcar a aparência de rocha maciça com uma verdadeira rocha maciça“, afirma Cavaliere. Em geral a dimensão dos revestimentos, embaixo e em cima, é de 80 cm por 40 cm, com 1,4 cm de espessura.

Por fim: ao lado dessas e outras coleções, como „Delta“ ou „Listone“ em rochas ornamentais, que são apresentadas sob a designação genérica „marmoin“, há também a „marmotrend“. Nesse caso a resina mencionada no início é aplica de modo usual, como cola em rochas artificiais.

Segheria La Perla

Raffaello Galiotto

Fotos: Segheria La Perla