www.stone-ideas.com

Miscelânea

(Março 2011) A Grã-Bretanha recupera-se ainda lentamente da crise financeira internacional. Não apenas exibe um déficit orçamentário recorde entre os membros do G-7, como também terá de economizar cerca de 81 bilhões de libras até 2015, em razão do que o IVA lá foi aumentado para 20% em 1 de janeiro. Depois de meses de pequenos crescimentos, houve no quartro trimestre de 2010 uma queda de 3,3% no setor construtivo e, no pib total, uma queda de cerca de 0,5%. Os números indicam que a aceleração tímida dos últimos meses acabou, conforme interpreta o jornal „The Guardian“.

Itália: uma publicação da federação Confindustria Marmomacchine (em italiano), que organizou seminários técnicos em países como Irã, Tailândia, Chile, Equador e Zimbábue, mostra onde devem crescer no futuro os mercados consumidores de máquinas beneficiadoras de rochas. A exportação de máquinas do país registrou uma tendência de crescimento nos últimos meses: nos primeiros 8 meses de 2010 houve um aumento de 31,2% em relação ao ano anterior (de 552 milhões de Euros. O ano de 2009, ao contrário, registrou um índice negativo de 32%. Números sobre a exportação de material bruto e beneficiado são apresentados pela IMM Carrara (em italiano): Segundo ela, nos primeiros 8 meses de 2010 em relação a mesmo período no ano anterior houve um crescimento de 10,2% em valores e 16,6% em volume. Isso significou 1,319 bilhões de Euros ou 3,533 milhões de toneladas. Também são computados ali granulados e materiais afins.

Do Taj Mahal existe agora uma cópia em Bangladesh (Vídeo), construída por um rico cineasta local. Já houve iradas ameaças da Índia, no sentido de processar o proprietário. Plagiarius é uma iniciativa europeia contrária às cópias não autorizadas.

„Millstone“ („Mó, ou rocha de moinho) é o nome de um projeto de pesquisa na Noruega que tenta resgatar um setor econômico há muito tempo desaparecido do país. Antigamente esses pesados moedores arredondados eram um hit de exportações.

Vídeo do Mês: foi lançada uma animação em 3D sobre os famosos porões e caminhos subterrâneos da cidade e do castelo de Nottingham, na Inglaterra. As longas excavações no arenito de Sherwood foram criações humanas. Elas ficaram famosas em razão de que Robin Hood esteve preso lá, além da excelente cerveja que era produzida no local.