www.stone-ideas.com

Design: Quente, macio, ardósia

(Maio 2011) Quente para os pés e macio para se caminhar – o novo revestimento de piso em ardósia tem algumas propriedades incomuns para rochas ornamentais. Elas são possíveis porque essa chamada „Realstone“ é na verdade um sanduíche de rocha, cortiça e uma placa de fibra de madeira. Como essa placa vem sulcada com engates macho e fêmea, ela pode ser aplicada como se fosse parquet por qualquer amador familiarizado com consertos domésticos. O produto inovador foi desenvolvido por um pool de cinco empresas da Alemanha e da Suíça.

A ardósia mede de 1,2 mm a 1,5 mm de espessura. Sob ela há uma camada de cortiça granulada com um aglutinante especial, desenvolvido pela Wacker Chemie. Segue-se uma placa de fibra de madeira comum e por fim, no lado inferior, ainda uma camada de outra cortiça.

As superfícies abaixo da ardósia é que conferem à Realstone suas características incomuns: a camada superior de cortiça equilibra os desnivelamentos da rocha, amortece os passos sobre o piso e torna-o macio; a cortiça e a fibra de madeira isolam a ardósia do contato com a laje abaixo, de modo que esse piso é tão quente como a temperatura do ambiente no qual se encontra. A placa de fibra de madeira detém os sulcos macho e fêmea, que se encaixam com um clique.

O produtor da Realstone é a empresa suíça Lico AG. No momento há 8 tipos de ardósia em oferta. As placas têm uma medida padrão de 1.235 mm de comprimento x 305 mm de largura x 11 mm de altura. Outras dimensões estão ainda em desenvolvimento.

As placas são fornecidas prontas para serem aplicadas, quer dizer: elas são impermeabilizadas de modo que uma umidade normal não constitui ameaça a sua integridade.

Para a aplicação em cozinhas ou em áreas de acesso, o fabricante recomenda tratamentos posteriores.

As placas sanduíche deixa-se cortar ou fresar com ferramentas comuns de marcenaria, de modo que é possível cortar, por exemplo, uma superfície redonda da rocha para colocação em frente a uma lareira.

Na hora da eliminação, Realstone pode ser colocada normalmente no lixo. O aglutinante, desenvolvido pela Wacker para a cortiça granulada é baseado em petróleo mas não contém nenhum amaciante, nem cloro ou biocida, informa Holger Bienerth, funcionário da empresa.

Lico AG

Wacker Chemie

Slate Lite

Fotos: Wacker Chemie