www.stone-ideas.com

Feiras: Enorme cubo em mármore de Carrara

(Maio 2011) A obra „Zero“ lembra um pouco o Grande Arche no bairro modernista La Défense em Paris: trata-se de um cubo sem frente ou fundos, em mármore de Carrara, aberto para que se observe e se passeie através dele. Enquanto a construção parisiense reinterpreta o histórico Arco do Triumfo e tem um comprimento lateral de 100 m, „Zero“ tem apenas 5 m e uma superfície interna irregular.

Ele foi apresentado em um pátio interno da Universidade de Milão durante a „Settimana Milanese del Design“ („Semana Milanesa do Design“) em abril. Sob indicação da Feira Marmotec de Carrara, o escritório de arquitetura norueguês, famoso entre outras obras pela Ópera de Oslo, construída em mármore branco, desenvolveu o conceito de „Zero“. No evento são mostradas possibilidades de composições arquitetônicas com esta rocha. Por exemplo, os lados internos do cubo são compostos com diferentes superfícies.

O projeto foi realizado por oito empresas da região de Carrara: Franchi Umberto Marmi, GEMEG, Il Fiorino, Italmarble di Pocai, MT&S, SAM, Savema e Up Group. Também envolveram-se os arquitetos Paolo Armenise + Silva Nerbi.

Fotos: IMM Carrara

Carrara Marble Week – Semana do Mármore de Carrara

O objetivo de marketing nesse caso não era atingir imediatamente determinados níveis de faturamento. Tratava-se muito mais de estabelecer contatos e de, a longo prazo, manter contatos. Afinal, além das necessidades contínuas do ser humano – comer, beber e, que mais, senão dormir? –, também há desejos cuja satisfação não é absolutamente vital e dos quais os clientes devem ser repetidamente lembrados.

Esse conceito foi seguido pela Feira Marmotec em Carrara com sua Marble Week (de 8 a 12 de junho), que neste ano acontece pela primeira vez nessa cidade, aos pés dos alpes da Apulia. Afinal, a feira ali acontece a cada dois anos; e não é nada mau trazer outra vez às manchetes da imprensa o tema central da região, que não é outro senão rochas ornamentais.

Assim, durante uma semana os milaneses e seus visitantes poderão visitar a cidade com vistas a esse tema. Foram preparadas 5 rotas: design com mármore, o material em si, a arte, a arquitetura e a comunicação. „Por 5 dias se falará de um único tema: mármore de Carrara, através de diferentes línguas, com gente de todos os lugares“, informa um dos folders do evento.

Carrara Marble Week