www.stone-ideas.com

Miscelânea

(Junho 2011) Os exportadores italianos de máquinas para beneficiamento de rochas compensaram as perdas com a crise financeira internacional: em 2010 registraram um crescimento notável (+29,9%) em relação ao ano anterior, que compensa quase exatamente a perda (-30,8%) no período anterior. O valor foi da ordem de 851 milhões de Euros, conforme divulgado no comunicado de imprensa da federação Confindustria Marmomacchine. Principal comprador foi a China (+88%; 75,5 milhões de Euros). Em segundo lugar ficou o Irã (+646%; 56,8 milhões), seguido pelo Brasil (+252%; 51,3 milhões de Euros). Enquanto as exportações para a União Europeia e os EUA continuaram caindo, cresceram o Oriente Médio (Emirados Árabes Unidos +187%, Marrocos +140%) e a Europa Oriental (Polônia +166%, Rússia +53%).

Latest news: Is Barbie maybe a fan of natural stone? This question can be answered in a competition organized by the American Institute of Architects and toy-producer Mattel: Along with the introduction of the newest model of the blonde, it was announced that Barbie would like to become architect and therefore is looking for „Dream House Design“ ideas. Drafts should include an office, open living and dining areas and space for her five pets, including a giraffe. Deadline is June 27th.

Uma nova cooperação entre o Centro Technologico de la Piedra (CTAP) espanhol e instituições do Marrocos (CETEMCO) é noticiada pela nova edição da Newsletter espanhola com o título „Ey!CTAP“ (espanhol).

„Projetar e construir com rochas“ chama-se a edição especial de março da revista Casabella. Ali são apresentados em italiano e inglês projetos incomuns de design assim como os vencedores do prêmio italiano de arquitetura em rochas ornamentais. Informações (E-Mail):

Informações sobre concursos (prêmios e empregos) na Europa para artistas, da Sculpture Network.

O transporte desempenha papel importante no cálculo da sustentabilidade ecológica de produtos. Uma tabela interativa sobre o tema foi criada pelo Centre Technique de Matériaux Naturels de Construction francês, e pode ser baixada na internet sem custos (francês).

„Forte Duque de Caxias – Patrimônio Arquitetônico e Natural” é o título da mais nova atracção do Projeto Caminhos Geológicos, no bairro do Leme, na cidade do Rio de Janeiro. Um painel instalado no alto do morro conta a história da construção do Forte e informe sobre as rochas do lugar que datam da formação do continente. O endereço é Praça Almirante Júlio de Noronha e a visitação do Forte é de terça a domingo, das 9h30 às 16h30. Aos sábados, domingos e feriados, há transporte para o alto do Morro do Leme, com saídas às 10h, 11h30, 13h30 e 15h30, percorrendo área de preservação ambiental, no meio da Mata Atlântica. O telefone é 21-2275-7696 e contatos podem ser feitos com Marcia Melos (E-Mail). O Projeto Caminhos Geológicos é uma iniciativa do DRM-RJ / Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro, hoje conta com 95 painéis, espalhados por 32 municípios pelo estado.

Vídeo do Mês: finalmente algo sem relação com rochas, pra libertar um pouco a cabeça.