www.stone-ideas.com

Arquitetura: ranhuras para maior aderência

(Junho 2011) Um desenvolvimento da empresa alemã Quirrenbach abre as portas de novas aplicações para pavimentos: suas grauvacas são dotadas de ranhuras especiais nas laterais, o que melhora sensivelmente a coesão. Com isso, esses pisos podem ser usados também em locais de impacto extremo, como o trânsito de ônibus, conforme informa o comunicado de imprensa da empresa.

Em grande estilo, a novidade foi instalada agora na cidade de Koblenz, no Reno. Ali passa sobre a calçada na beira do rio uma ciclovia de longa distância e a administração local queria adicionar uma linha de ônibus.

Nos locais de maior impacto, foram colocados blocos dotados de ranhuras com uma altura de 15 cm por 20 cm de largura e no máximo 60 cm de comprimento.

O trabalho foi preciso em todos os detalhes: assim foram medidos exatamente os diferentes tampos de canais, assim como as pedras arredondadas, de modo a se obter um encaixe igualmente exato. O objetivo da ação era alcançar com isso a máxima coesão entre os elementos.

A superfície dos blocos é plana, de modo que o pavimento seja agradável para pedestres e ciclistas. A coloração é reforçada com flamejamento e com isso também é reduzido o risco de resvalo em dias de chuva.

Foram fornecidos 14.000 m² dessa grauvaca pela empresa Quirrenbach.

Heinrich Quirrenbach Naturstein

Fotos: Maria Schulz / Quirrenbach