www.stone-ideas.com

Design: Precursor no design de produtos em rochas

Marsotto Edizioni: „Connoisseur 32“.

Em todo o mundo, a empresa italiana Marsotto lidera o mercado de produtos em rochas ornamentais com design de ponta. Ela é o grande modelo a ser seguido no segmento de utensílios cotidianos. A seguir os pontos-chave para o sucesso nesse nicho de mercado.

Em primeiro lugar: a marca registrada do design da Marsotto está no princípio de pensar o projeto a partir das propriedades físicas do material, ou seja, das possibilidades oferecidas pela rocha.

Como no caso da estante de vinhos „Connoisseur 32“ de James Irvine: feita a partir de mármore de Carrara polido opaco e finamente equilibrada, ela é praticamente indestrutível, em razão de seu peso. Internamente ela também é tão refinada que – exagerando um tanto -, o vinho ali depositado sempre parecerá ter um gosto mais sofisticado.

Idêntico é o caso do console „Tilt“, de Thomas Sandell: em razão de seu peso ele não viraria, apesar de ser apenas apoiado em uma parede. E o mesmo vale para a caixa de livros „Melt“ e para a mesa auxiliar „Tiltino“, ambos também de Sandell.

A função sempre se explica por si só: a mesa espelhada „Bella“, de Maddalena Casadei, deixa-se posicionar de duas maneiras com um giro manual. Também o apoiador de livros de Ross Lovegrove „Eco“ não é apenas peça de decoração.

Em segundo lugar: um bom nome para a marca é fator importante para um produto de alto design. E isso não significa necessariamente um nome espetacular. No caso da Marsotto Edizioni propositalmente foi mantida a relação com uma tradição familiar mais que centenária.

Em terceiro lugar: toda marca precisa de algo que a torne reconhecível. Aqui trata-se do material, mármore de Carrara, e um estilo homogêneo que una os já mais de 40 produtos. O responsável por isso ali é o diretor de arte James Irvine, que trabalha em conjunto com o casal Mario Marsotto e Constanza Olfi. „Nossos produtos nunca saem de moda“, define Constanza Olfi o estilo da grife.

Em quarto lugar: quem quiser ter sucesso com produtos de design deve render-se às renovações permanentes. A Marsotto consegue isso ao ligar-se constantemente a novos designers. Com a coleção deste ano, que foi apresentada na Design Week de Milão, aumentou para 10 o número de criadores.

Em quinto lugar: a exclusividade dos produtos deve ser um objetivo constante. Para isso todos os da Marsotto Edizioni são numerados. Por isso a empresa destaca em seus anúncios que cada produto é uma peça única, fato decorrente da inevitável variação natural dos materiais.

Em sexto lugar: produtos modernos de design necessitam de tecnologia atual. Na Edizioni cada peça é facilmente identificável com uma etiqueta RFID, que não é visível.

Por fim, em sétimo lugar: produtos modernos de design não são vetustos, mas „surpreendentes e às vezes irônicos“, segundo informa o site da Edizioni. Isso também vale para o mármore.

Nesse ponto queremos enfocar o „Squalo“ de James Irvine: trata-se de um retentor de portas em forma de barbatana de tubarão.

Marsotto Edizioni

Marsotto

Fotos: Miro Zagnoli

(Junho 2011)