www.stone-ideas.com

Miscelânea

(Setembro 2011) O ciclo das rochas tem velocidade decididamente maior do que se supunha até agora, afirmam pesquisadores alemães na revista científica Nature: „Apenas“ 500 milhões de anos transcorrem entre a saída das rochas das placas continentais no interior da terra e sua chegada à superfície, em geral por meio de um vulcão. Anteriormente acreditava-se que esse ciclo durava 2 bilhões de anos. O modo com esse ciclo acontece já era conhecido há muito tempo: a quase 3 mil km de profundidade as rochas quentes sobem em colunas cilíndricas em direção à superfície. Como perto da superfície a pressão diminui, o material se derrete e então irrompe através de um vulcão. As colunas, chamadas plumas mantélicas encontram-se abaixo dos pontos quentes da superfície, por exemplo sob o Hawaii ou a Islândia.

Tampos de cozinha também podem ser construídos a partir de vidros reciclados. Um dos fabricantes da novidade é a empresa britânica Resilica e outro é a empresa alemã Frank Ostertag (alemão).

„História na Pedra“ chama-se um dos sites do Instituto Nacional para Antropologia e História do México, que através de 3 conhecidos achados arqueológicos conta em espanhol e inglês a pré-história do país.

Com um brunch por toda a Europa em 15 de janeiro de 2012 o Sculpture Network quer começar seus trabalhos no ano que vem. Nesse dia artistas e interessados no ramo devem encontrar-se em diferentes locais para conversar e intercambiar sobre formas modernas. A particularidade não é o encontro simultâneo, mas também a interligação dos vários locais através de videoconferências.

A sonda espacial Dawn (Aurora) alcançou em julho o corpo celeste Vesta em um cinturão de asteroides e enviou fotos de lá. Vesta tem apenas 530 km de diâmetro e uma crosta de rochas vulcânicas, semelhante ao magma terrestre.

O maior portal do mundo em basalto foi concluído pelo artista australiano Andrew Rogers na Turquia: a obra tem 21 m de altura e chama-se „Memory“. Nós apresentamos seu trabalho em nossa edição de janeiro de 2010.

Vídeo do mês: Masterplan for the 2016 Olympics in Rio de Janeiro.