www.stone-ideas.com

Arquitetura: Pandorgas no teto de ardósia

(Setembro 2011) Com essa casa seu feliz proprietário realizou um sonho de vida: o prédio parece saído de um conto de fadas e foi erguido com o reaproveitamento de várias peças antigas, as quais têm todas uma história particular.

Um médico e psicoterapeuta fez construir para sua família essa casa na Alemanha. Uma importante contribuição para sua aparência romântica foi propiciada pelas rochas ornamentais: da ardósia no teto, as molduras pétreas em arenito nas janelas, a escada na entrada principal e até o piso no seu interior. O arquiteto foi Walter Andre.

Comecemos pelo teto, que com suas curvaturas apresentou um desafio especial para os pedreiros. A assim chamada cobertura irregular foi empregada ali, o que significa que o material foi fornecido em grandes pedaços para serem cortados individualmente no local da construção. Apenas desse modo podem ser obtidos os tamanhos exatos para cada ponto do teto. Isso exige um altíssimo grau de especialização entre os operários.

A área total do teto é de 270 m². Para isso foram utilizadas 17 toneladas de ardósia, fornecidas pela empresa Rathscheck. A equipe da empresa Grünewald encarregou-se da colocação.

Detalhes especiais marcam a canalização da água da chuva: eles são estilizados na forma de dragões, em figuras simpáticas dessas criaturas fabulosas, e não nas variações devoradoras de virgens que soltam fogo pelas ventas, mais comuns na literatura europeia. Particularmente digna de atenção ficou também a lagartixa no piso, criada pelo artista Przemyslaw Perschke.

Vários dos aspectos decorativos foram comprados pelo proprietário da casa em leilões na internet, segundo um comunicado de imprensa: „A imponente escada na entrada era de Dresden, as molduras pétreas em arenito da Bélgica, França e Polônia, os pisos internos em parte vieram de castelos franceses“. Eventualmente o proprietário fez mais de uma viagem até o vendedor para concretizar a compra junto aos fornecedores.

Architekturbüro Walter Andre (alemão)

Rathscheck Schiefer (alemão)

Grünewald Dachtechnik (alemão)