www.stone-ideas.com

Arquitetura: Vinhedo com aparência tradicional

(Setembro 2011) Nesse país, afirma-se, os estrangeiros têm problemas para ler informações não apenas quando enxugam várias garrafas de bebidas: a língua local tem diversos acentos, inclusive sobre consoantes, ainda mais sobre vogais, e tem similaridades (muito vagas) apenas com o finlandês. Ou seja, ninguém fora os nativos se comunica nela. Nem bêbado. Falamos da Hungria, mais precisamente da região Tokaj, de onde vem o vinho branco de mesmo nome, e queremos destacar uma novidade: o país instituiu esse ano pela primeira vez um prêmio para construções com rochas ornamentais e esse foi vencido pelo escritório de arquitetura Építesz Stúdió pelo projeto Pincészet Füleky (Vinhedo Füleky), na localidade de Bodrogkeresztúr.

O local para as instalações do moderno vinhedo está situado às margens de uma granja histórica, a qual já havia sido restaurada com extremo cuidado. Exatamente ao lado localiza-se uma igreja de povoado datada do século 15. As antigas instalações do vinhedo estavam de tal modo carcomidas que era impossível reaproveitá-las. Ao invés de simplesmente derrubá-las, os arquitetos primeiro trataram de limpar suas fachadas e ali reapareceram paredes de pedra dos séculos passados.

Elas foram reforçadas e integradas ao novo prédio de concreto armado. Onde foi necessário construir nova fachada, isso foi feito com o mesmo Tuffstein (tufo calcário) amarelo, proveniente da localidade vizinha Mád. O tufo vulcânico é característico de toda região. Com eles foram construídos os vinhedos dali, inclusive o Füleky.

Para o teto foram utilizadas placas de rocha, que imitam o padrão dos tijolos comuns às construções dos prédios ao redor. O vinhedo foi inaugurado em dezembro de 2010.

Építesz Stúdió

Füleky Pincészet