www.stone-ideas.com

Miscelânea

(Outubro 2011) Água é importante para que os vulcões cuspam fogo. Ela baixa a temperatura das camadas mantélicas superiores, de forma que essa se torne mais facilmente líquida até se tornar magma. Cientistas pesquisaram esse fenômeno nas zonas de subducção do manto terrestre. Ali as placas terrestres se entrechocam. Aparecem enormes fraturas, através das quais também água penetra no interior da Terra. Ali a água sobe outra vez em direção à superfície terrestre, onde faz surgir o magma. A presença de água nessas profundezas também é a razão de as zonas de subducção marinhas, por exemplo em torno do Pacífico, terem tantos vulcões.

Produtos do dia a dia em ardósia oferecidos pela Greaves Welsh Slate  e pela Inigo Jones Slateworks.

Descoberta de cunhas de pedra no lago Turkana na África oriental comprovam que já há 1,76 milhões de anos seres humanos produziam ferramentas com alto grau de detalhamento. Até aqui acreditava-se, em razão de exemplares encontrados na Etiópia e Índia, que o Homo Erectus só alcançara esse estágio 300 mil anos mais tarde, afirmam cientistas da revista Nature.

Falhas nos materiais revelam-se com ultrassom em madeiras maciças que, por exemplo, serão aplicadas em janelas ou em pianos. Com o exame de ultrassom aparecem ao longo das fissuras zonas de calor que se pode identificar, afirmam pesquisadores (em alemão) .

Hotéis em falésias podem ser encontrados no site Unusual Hotels.