www.stone-ideas.com

Feiras: Mostra do setor de rochas na Polônia

(Dezembro 2011) Na Feira Kamień-Stone, na cidade polonesa de Poznań, foi novamente possível ver representantes da Associação dos Artistas de Mosaico da Polônia (SPartM) em ação. Mostramos respectivamente dois trabalhos de Eva Saczka e Lubosz Karwat, o qual também é chefe da associação. Ambos podem ser lidos em inglês em suas páginas na internet.

SPartM

A Feira registrou esse ano mais de 300 expositores de 17 países. Eles apresentaram ferramentas e máquinas para escultores e pedreiros e também rochas para arquitetos. A Polônia segue mantendo níveis de crescimento econômico em torno de 4% ao ano, superando em muito outros países da União Europeia. Impulsos claros vêm da organização da próxima Eurocopa de Futebol, que o país sediará em conjunto com a vizinha Ucrânia.

Em razão disso, acontecem no momento grandes investimentos na infraestrutura de transportes e no turismo. Especialistas estimam que nesse ano foram investidos no país mais de 1 bilhão de Złotys (~ 225 milhões de Euros, ou ~ 304 milhões de Dólares). Espera-se também que sejam construídos anualmente cerca de 100 hotéis pelos próximos anos.

A revista Nowy Kamieniarz apresentou outra vez durante a feira os vencedores de seu concurso de design, para o qual estudantes são convidados a desenvolver em rocha um produto de uso diário. Empresas realizaram os protótipos. Os estudantes eram basicamente alunos das academias de belas artes de Varsóvia e Łodz.

Nesta edição houve apenas um vencedor, Jarosłav Kosek, o qual apresentou duas contribuições: a Bee-Table, uma mesa com cavidades na forma de favo de mel, e o O-Sink, uma pia formada pelo sanduíche de três placas de rochas. As empresas engajadas foram BW Wiśniewscy e Rogala.

Mostramos também alguns projetos que não foram premiados. Contato com os estudantes e empresas podem ser feitos através do e-mail de Szymon Paz da Nowy Kamieniarz.

A revista Świat Kamienia apresentou o vencedor de seu prêmio bienal „Kariatyda“. Na categoria arquitetura venceu a empresa Pamir pelo trabalho em rocha no Museu Chopin, em Varsóvia.

O prêmio na categoria escultura foi para o escultor Tadeusz Biniewicz por sua estátua do rei Casimiro o Grande, em Kowal. Na categoria lápide mortuária o vencedor foi o lapidador

Andrzej Weremczuk, com trabalho realizado no cemitério de Włodawa. Um prêmio especial foi oferecido pelo júri à empresa polonesa Piramida. Ela construiu na Grécia uma estupa budista em granito. Contato: Adriana Czekaj (e-mail).

O ponto alto da atividade social na feira aconteceu no segundo dia, no qual foi apresentado o novo prêmio „Klaudius“, oferecido pelos organizadores do evento. As empresas e projetos vencedores foram apresentados numa página da feira na internet.

Kamień-Stone, 7.-10.11.2012