www.stone-ideas.com

Design: Rejuntes em mosaico de mármore

(Maio 2012) A ideia por trás desses revestimentos é tão incomum que acreditamos jamais ter visto algo do gênero: pequenas cruzes de cobre ficam de tal modo aplicadas em um mosaico de mármore que as placas de rocha, com grande variedade de formas, pareciam costuradas a elas. É preciso esclarecer que cada revestimento é por si uma peça única. A empresa chinesa Heda Marble & Mosaics é especialista em combinações de marchetaria com os mais distintos materiais, sejam eles rochas, metais ou madrepérola inserida em rocha.

Vários outros modelos de combinações de marchetaria constam de seu catálogo, incluindo cobre e metais nobres com rochas, e ainda assim a empresa sublinha que também realiza com prazer outras ideias de clientes.

Para degraus há uma variação, onde metais agem como antiderrapante.

As ideias de design são do próprio fundador do negócio. Johnson Yang de fato vem de uma família de empresários de transportes e negociantes de cerâmica. Vários caminhos distintos resultaram em sua ida para o ramo de rochas, até que em 2002 ele funda a Heda Marble & Mosaics em Foshan City no estado chinês de Guandong. Seu talento para composições, demonstrado pelo sucesso da empresa, ele mesmo faz questão de minimizar. „Meu irmão disse em algum momento que eu tinha uma veia para design e então eu comecei a exercitar isso“, explica ele.

Hoje a empresa emprega 70 funcionários, dos quais 5 designers, todos dedicados à realização das ideias de Johnson Yang. A cada ano a Heda Marble & Mosaics apresenta uma nova coleção ao mercado. Suas rochas são obtidas em várias partes do mundo.

Na Sérvia está localizada uma forte subsidiária da empresa na Europa. Como se estabeleceu esse vínculo com a Sérvia? Isso faz parte de mais um capítulo da inusual trajetória de Johnson Yang, que em algum momento foi a Belgrado e lá conheceu Mićic Mladen, o qual se ocupou dessa filial na capital sérvia.

Heda Marble & Mosaics