(Junho 2012) Fachadas de rocha custam caro não apenas por causa do preço desse material, mas também em razão da trabalhosa estrutura que as sustentam. A empresa italiana
Marmi Faedo, associada com o fabricante de isolantes STO, traz agora ao mercado um processo mais barato, no qual a rocha é simplesmente colada ao material isolante.
O produto, batizado „StoTherm com Marmo Grolla“ foi testado nas normas europeias Etag 004 e atende também ao padrão DIN EN 1348.
É importante para essa combinação uma propriedade do mármore Grolla em particular: ele quase não tem poros, e portanto absorve muito pouca água (coeficiente de absorção de água: 0,2%), de modo que a umidade quase não penetra nele. Isso é importante para a longevidade da cola. Essa propriedade particular dessa pedra tem origem no fato de que ela foi criada nas cercanias de um vulcão, o qual por assim dizer ‚supercozinhou’ esse mármore a partir de calcário, conferindo-lhe uma dureza incomum.
E os custos são cortados não apenas com a eliminação da estrutura de sustentação e da montagem simplificada. As placas de rocha tem espessura de apenas 10 mm, o que também reduz a quantidade de material. Uma vantagem extra advém do fato de que a aplicação não necessita das habituais pontes térmicas, pois não existem âncoras metálicas.
Fotos: Marmi Faedo