www.stone-ideas.com

Arquitetura: apenas cole as placas de rocha

(Junho 2012) Fachadas de rocha custam caro não apenas por causa do preço desse material, mas também em razão da trabalhosa estrutura que as sustentam. A empresa italiana

Marmi Faedo, associada com o fabricante de isolantes STO, traz agora ao mercado um processo mais barato, no qual a rocha é simplesmente colada ao material isolante.

O produto, batizado „StoTherm com Marmo Grolla“ foi testado nas normas europeias Etag 004 e atende também ao padrão DIN EN 1348.

É importante para essa combinação uma propriedade do mármore Grolla em particular: ele quase não tem poros, e portanto absorve muito pouca água (coeficiente de absorção de água: 0,2%), de modo que a umidade quase não penetra nele. Isso é importante para a longevidade da cola. Essa propriedade particular dessa pedra tem origem no fato de que ela foi criada nas cercanias de um vulcão, o qual por assim dizer ‚supercozinhou’ esse mármore a partir de calcário, conferindo-lhe uma dureza incomum.

E os custos são cortados não apenas com a eliminação da estrutura de sustentação e da montagem simplificada. As placas de rocha tem espessura de apenas 10 mm, o que também reduz a quantidade de material. Uma vantagem extra advém do fato de que a aplicação não necessita das habituais pontes térmicas, pois não existem âncoras metálicas.

Marmi Faedo

Sto

Fotos: Marmi Faedo