www.stone-ideas.com

Mercados: Tração para desportistas radicais

(Agosto 2012) Troféus desportivos existem em vários materiais e também em rochas ornamentais: a Graniterie Demange, sediada na localidade La Bresse, na França, patrocinou os prêmios aos concorrentes de diferentes corridas de bicicleta e moto nas montanhas de Vosges.

Denis Demange formatou os troféus. Trata-se de variações estilizadas de um desportista sobre uma roda, cuja figura é colada em uma base de granito Gris Bleu da região de Vosges.

Ao lado há mais uma grande escultura, que num lugar central cumprimenta os convidados e prestigia a competição.

Na revista especializada francesa Pierre Actual descobrimos essa iniciativa. Perguntamos então a Denis Demange por que ele se engajou tanto no assunto. „Para apoiar os organizadores“, respondeu ele modestamente.

Contudo, nós, que escutamos a grama crescer, supomos: com troféus em rochas pesadas ele possivelmente queria dar aos desportistas um pouco mais de tração, pelo menos fora da corrida.

Tratam-se de esportes radicais as competições organizadas nas montanhas de La Bresse. Por exemplo a Montée Impossible, em motocicletas, cujo título diz tudo sobre a impossibilidade de subi-la. Ou ainda o campeonato mundial em Trial, uma prova de destreza técnica. O nome, aliás, vem do verbo try, tentar, em inglês.

Para os ciclistas há o campeonato mundial de VTT (Vélo Tout Terrain – bicicleta todo terreno, em português), um cross-country para mountain bikes, ou também se poderia dizer: descida de precipício com capacete.

A empresa, que construiu seu renome com banheiros e cozinhas, também produz insígnias empresariais em rochas.

Graniterie Demange

Vídeo Montée Impossible

Vídeo VTT La Bresse

Fotos: Graniterie Demange