(Outubro 2012) Rochas ornamentais claras e mármore branco estão na moda no Brasil, afirma um workshop para arquitetos de interiores realizado paralelamente à Feira de Cachoeiro do Itapemirim. Uma grande parte disso é fornecida pelo exterior, segundo se pode ler no balanço semestral da associação Abirochas: nas importações de rochas ornamentais de janeiro a julho deste ano, mármore, travertino e calcário somaram 97% (1, 2).
Cachorros em rochas ornamentais e também veados, ou leões, oferece a empresa holandesa Piet Jonker.
Para mesas profissionais de bilhar só se aceita ardósia. O porquê é explicado em uma página na internet. Um fornecedor do Brasil mostra os passos dessa construção (1, 2).
África: Angola quer intensificar a exploração de seus recursos em rochas ornamentais. Um centro de extração será construído na província de Benguela, conforme informa um comunicado de imprensa. Desde 2012 a empresa de mosaicos Coreangola, criada a partir de uma parceria com a Coréia do Sul, trabalha na província de Zaire (1, 2). Sobre a criação de uma indústria de rochas na Nigéria, noticiou há pouco a italiana IMM Carrara em sua newsletter.
Exploração ilegal de cascalho na região em torno da capital paquistanesa Islamabad é o resultado da remoção recente de favelas, com sérios prejuízos para o meio ambiente, informa o jornal Daily Times.
Vídeo do mês: Parede em movimento.