Feiras: crise? – só em outro lugar!

(Outubro 2012) A economia italiana patina em dificuldades. Contudo, isso não acontece no setor de rochas, ou pelo menos não para as empresas grandes, com alcance internacional. Elas apresentaram na Feira Marmomacc (26 a 29 de setembro) em Verona novamente uma série de complexos projetos. A própria organizadora, VeronaFiere, mostrou-se cheia de força: ela adquiriu de uma vez só direitos de três importantes feiras internacionais em regiões de grande crescimento e assinou na ocasião esses contratos.

Isso levou à 47ª edição da Marmomacc uma série de proeminentes políticos estrangeiros, entre eles o governador do estado brasileiro do Espírito Santo, Renato Casagrande. Ele participou da assinatura de um contrato entre a VeronaFiere e a Milanez&Milaneze. A VeronaFiere adquiriu 60% da empresa brasileira que organiza as feiras de pedras em Vitória e Cachoeiro de Itapemirim et a Mec Show en Vitória (metalmecânica, energia e automação).

Autoridades do Egito também estiveram presentes: o cônsul-geral do país em Milão, Amr Abbass, consolidou a aquisição da SaMoTer Africa & Middle East. Ela acontece em dezembro, no Cairo. A SaMoTer é uma mostra de construção civil e, como a Marmomacc, uma marca da VeronaFiere.

O último contrato também envolveu a África, especificamente a Medinit Expo, em Casablanca, no Marrocos. Ali a Marmomacc passou a deter 30% do negócio e até 2013 terá a opção de adquirir mais 21%.

Para completar esse quadro, vamos olhar um pouco para o passado: desde 2008 a Marmomacc mantém com a StonExpo de Las Vegas, nos EUA, uma „aliança estratégica”, conforme anunciou seu comunicado de imprensa da época. Nisso está envolvido, como patrocinador, o Marble Institute of America (MIA).

Outras cabeças de ponte são montadas atualmente no Oriente Médio: sob o título „Marmomacc in the World”, a VeronaFiere leva empresas italianas à Qatar Stone Tech e à Saudi Stone Tech. Na última ela também é co-organizadora.

O conceito atrás desta iniciativa é explicado pelo diretor geral da VeronaFiere, Giovanni Mantovani, no jornal L’Arena: „Internacionalizar pra nós não é apenas trazer visitantes e expositores estrangeiros a Verona. Nós entendemos que também é preciso acompanhar empresas italianas ao exterior”.

Com isso fecha-se o círculo que mencionamos no início, em que grandes empresas se colocam como parceiras de suas feiras e não economizam esforços, mesmo em tempos difíceis, para fazê-las brilhar.

No entanto, exatamente esse perfil – ser uma feira nacional, com complementos internacionais – poderia ser insuficiente para evitar perda de importância nos próximos anos.

É preciso lembrar que vivemos uma era de globalização, onde feiras assumem uma nova importância e em Xiamen (China) já existe um concorrente pronto para encarar a Marmomacc de igual para igual.

Sob o slogan „Marmomacc Inside” a feira oferece outra vez uma série de eventos de diversos setores, dos quais falaremos em nossas próximas edições. Agora divulgaremos rapidamente apenas duas novidades: bastante original, a iniciativa „Marmomacc & the City” levou 7 empresas a exporem obras extraordinárias no centro histórico de Verona. Cada objeto tinha um slogan e ele convidava os passantes a entrar e observar mais atentamente. No banco de praça da empresa Margraf, por exemplo tratava-se do habito da leitura.

Antes da feira tinha sido realizada a pesquisa de opinião online „Marmomacc Outlook”. Mais de 3700 pessoas participaram; abaixo está um link para conferir os resultados. Essa pesquisa de opinião deverá ser reformulada a cada 3 meses.

Brasil busca nova imagem

Por fim, uma novidade do big player no hemisfério sul: o setor de rochas local apresenta-se com seu novo slogan „Brasil Original Stones – Bring beauty to life”. Ele refere-se ao fato de que cada rocha ornamental é uma peça única e 100% natural, realçando ainda que o país é dono de uma imensa variedade de rochas ornamentais.

Com uma nova composição dos estandes compartilhados pelas empresas brasileiras começa a nova imagem buscada pelo país: enquanto antes predominavam tons tropicais (encontrados na própria bandeira nacional), agora um sólido branco com preto opaco, do piso ao teto dos estandes.

Para comparar, aqui o estande comum, com o design antigo. A iniciativa do novo branding é da organização exportadora Apex e da associação Abirochas.

Nossas fotos mostram estandes que nos chamaram a atenção na Marmomacc deste ano.

A próxima Marmomacc acontece de 25 a 28 de setembro de 2013.

L’Arena (em italiano)

Marmomacc Outlook 1.2012