www.stone-ideas.com

Arquitetura: Ideias para muros, fachadas e pisos (5)

(Outubro 2012) Em Hamburgo vem sendo construído há alguns anos um novo bairro, o qual anteriormente era parte da região portuária, diretamente ligado à cidade. É comparável à criação do bairro Docklands, em Londres. „Hafencity“ (Cidade-Porto, em tradução livre) é o nome dessa iniciativa no norte da Alemanha. O arquiteto holandês Erick van Egeraat fez com as fachadas da quadra chamada Sumatrakontor uma alusão à história da cidade: em alguns lugares o pedestre se sente como se estivesse no pé de um transatlântico e além disso o vermelho da fachada se relaciona com o Speicherstadt, um conjunto de prédios históricos do porto local, totalmente construído com tijolos vermelhos.

Listras perpendiculares de rochas ornamentais e alumínio, ou às vezes na forma de janelas, determinam a fachada dos quatro blocos interligados. No térreo, o material predominante é arenito vermelho e a sequência de 10 andares é dominada por diferentes tons de cinza do alumínio.

O pátio interno, com seu gesso branco, lembra as muitas fachadas alvas no centro histórico da cidade. Ripas de madeira em uma lateral animam a aparência do conjunto.

A entrada para este pátio interno é extraordinária: pra isso os arquitetos inclinaram espetacularmente os ângulos da fachada. Atrás disso estão jardins privados dos moradores, visíveis através de uma parede de vidro.

Sob aqueles tetos há apartamentos exclusivos, um hotel 5 estrelas, escritórios e salas de conferência. A área total é de 37.000 m².

Erick van Egeraat

Fotos: J Collingridge

„Internamente, uma recepção com pé direito de 2 pisos, feito o átrio de uma catedral, cria uma atmosfera que lembra mais uma galeria de arte do que um hall de entrada num prédio comercial“, é como os arquitetos da 9 Kohn Pedersen Fox Associates descrevem a construção erigida no número 20 da Gresham Street, na City londrina.

Essa impressão é obtida, entre outros fatores, através do revestimento das paredes, feito com placas de travertino com largura de 30 cm.

Os blocos foram cortados de tal maneira que os veios da rocha seguem seus cursos completos. Com isso o hall de entrada parece a parede de uma falésia natural, que contudo foi transplantada para o mundo climatizado de uma metrópole. Cavidades nas rochas parecem ser olhos enigmáticos, que seguem os visitantes.

A fachada externa, contudo, está dominada por vidro e metal e, com seus cantos arredondados, tem uma aparência cosmopolita e vibrante.

O hall de entrada foi agraciado com um dos prêmios Natural Stone Awards de 2010.

Kohn Pedersen Fox Associates

20 Gresham Street

A exigência da paróquia de Kuokkala era clara: uma igreja que se parecesse com uma igreja. Ao mesmo tempo, o novo templo deveria comportar diferentes atividades, de assistência espiritual até jardim de infância. Kuokkala é um distrito de Jyväskylä, uma cidade de 130.000 habitantes na Finlândia.

O que os arquitetos do escritório Arkkitehdit Lassila Hirvilammi fizeram dessa exigência, visto de fora, foi uma enorme arca.

Desde certos ângulos, a torre funciona como um convite para entrar e conferir.

A forma promete proteger o prédio de um clima inclemente, ardósia negra espanhola reveste o teto e as paredes externas. Sob a neve que se vê em nossas fotos, o piso está pavimentado com granito local.

Dentro da igreja, a atmosfera é calorosa e doméstica. Isso se deve à madeira empregada no revestimento. Particularmente marcante é a angulação no alto da nave central, que lembra uma catedral gótica. Os cômodos destinados às atividades paroquiais ficam distribuídos por três andares e no térreo eles podem ser abertos para o salão central. O trabalho em rocha foi executado pela empresa Stonecon.

Arkkitehdit Lassila Hirvilammi

Stonecon

Fotos: Arkkitehdit Lassila Hirvilammi