www.stone-ideas.com

Design: Surgimento de cristais, estratificação como nas montanhas e divertidos animaizinhos

(Novembro 2012) A Marmomacc Meets Design teve como tema desta edição „The Colours of Green: Sustainable Stone“ (As Tonalidades do Verde: Rochas Sustentáveis). Da empresa Citco e da arquiteta-estrela Zaha Hadid veio „The Secret Garden“ (O Jardim Secreto).

Estruturas naturais foram fonte de inspiração recorrente para suas composições: um fluxo atravessa figuras e isso pode ser interpretado tanto como reminiscência do magma vulcânico quanto como um processo de surgimento de cristais.

Simultaneamente mostram-se também fraturas ou processos de erosão. O material foi mármore. Mostramos fotos do Salone del Mobile do início do ano, onde essa instalação tinha sido apresentada.

Citco

Também Setsu & Shinobu Ito tomaram processos geológicos como modelo para seu projeto „Stones Profile“ (Perfil de Rocha): eles montaram camadas estratificadas, como se ali há muito tempo houvesse se desenvolvido uma montanha. Lindamente decorada com musgo artificial.

O cálcario Pietra di Vicenza da Grassi Pietre foi empregado em diferentes objetos de apurado design naquele estande.

Grassi Pietre

Tobia Scarpa pensou numa apresentação completamente distinta para o Testi Group: focou seu trabalho nos resíduos originados pelo beneficiamento de rochas.

Muitos animaizinhos divertidos em diferentes tipos de mármore foram apresentados por esse designer em prateleiras de madeira. As luminárias, com quebra-luz de rocha, eram extraordinárias. „The Precious Heart of the Land“ (O Precioso Coração da Terra) era o título dessa mostra.

Testi Group

Lorenzo Damiani enfocou o tema do consumo de recursos desde um ponto de vista técnico. A parede traseira do estande da empresa Calvasina foi composta de finas placas sobre uma camada de sustentação em forma de colmeia.

Esse lembrava um platô montanhoso. Seu título era „Marble Folding“ (Dobradura de Mármore).

Também foram mostrados assentos com uma camada milimétrica de mármore sobre suporte de fibra de vidro. Com isso a rocha torna-se, segundo a empresa, permanentemente dobrável e não se quebra. Colaborou no desenvolvimento deste projeto a empresa Pusterla&Ronchetti.

Calvasina

Sobre o desenvolvimento de rochas finíssimas em fibra de carbono já noticiamos em várias edições (veja abaixo).

Também Lucy Salamanca escolheu rochas finíssimas para sua composição „Sustainable Rituals“ (Rituais Sustentáveis). As folhas de rocha de Odorizzi Porfidi têm vários pequenos buracos e são retroiluminadas.

Odorizzi Porfidi

Estratificações, em sentido figurado, foram o tema de „Kstone“, de Lorenzo Palmeri para a empresa Stoneitaliana.

Stoneitaliana

Fotos: Andrea Astesiano

Marmomacc Meets Design

See also:
Rochas finíssimas em fibra de carbono