(Janeiro 2013) Questão de gincana: qual a diferença entre a imagem acima e a seguinte
Sim, ora aquela fachada tem janela, ora não tem.
Isso significa – e sabemos isso por experiência prática – que ali um muro em frente à janela foi deslocado, um tipo de cortina, por assim dizer, e uma cortina ambulante de 4m de altura, por 3m de largura e com 35cm de espessura, composta de pura rocha.
Mais um dado? Ah, sim, ela pesa aproximadamente 2 t.
O escritório de arquitetura Baynes & Co planejou e desenvolveu o projeto para o prédio residencial Wickstead Lodge no condado inglês de Warwickshire.
A história atrás disso é a seguinte: originalmente estava sobre aquele terreno um prediozinho anônimo, que servia de entrada principal a outro prédio principal, ao lado. O novo proprietário queria ampliá-lo, mas as autoridades municipais impuseram uma condição: a passagem, elemento definidor da futura porta deslizante de pedra, exigia que a janela não fosse maior que a que existia antes no local.
Por isso na lateral para o jardim há vidraças cujos tamanhos e cortes se orientam pelos padrões do imóvel anterior.
E contudo: a janela para a rua em frente é enorme, ou pelo menos enquanto a parede de rocha está afastada. Adrian Baynes deu a nossa pergunta uma explicação diplomática sobre o porquê de as autoridades terem aceito o artifício: „Na solicitação de permissão de construção, a parede de rocha foi mostrada em sua posição em frente à janela e omitimos na apresentação que ela seria motorizada.“
A parede móvel é movimentada por um motor especialmente construído para a tarefa. Ele move três pares de rolos que se deslocam sobre sulcos. Evidente que o peso da parede exige fundações especiais para o bom funcionamento desses sulcos.
É particularmente interessante notar que a parede move-se e permanece de pé sem guias em sua parte superior. Ou quase sem guias, para ser exato.
Pois há uma uma guia quase imperceptível no sulco pelo qual a parede se desloca.
Também é interessante o fato de que as pedras que a compõem parecem apenas displicentemente empilhadas.
Contudo, elas estão fixas em uma moldura metálica compartimentada. Os blocos são colados entre si com resina.
Visto desde o exterior, esse quadro é quase imperceptível. As camadas, vagamente dispostas, deixam passar a luz externa durante o dia, iluminando as salas de estar.
À noite, ela produz um efeito bastante raro sobre a rua em frente, …
… e conforme a iluminação interna, esse efeito pode ser bastante diferente.
A rocha escolhida foi calcário Cotswold. Ele é originário da região. Combinando com ele, o resto da fachada é revestido com tijolos amarelados. Os trabalhos em rocha foram realizados pela empresa Boden & Ward.
Gostaríamos de ressaltar algumas particularidades arquitetônicas: a entrada para o prédio novo tomou a forma do prédio anterior. O térreo está assentado sobre o terreno, de modo que o pé direito original do prédio pudesse ser mantido.
Fotos: Stuart Whipps