www.stone-ideas.com

Design: Esvaziado e preenchido

(Março 2013) Algumas pessoas dizem que a rocha deve manter a impressão de solidez e massividade para não perder seu caráter, não importa o que dela se faça. Isso implica, claro, em certas limitações, pois os produtos sempre são bastante pesados. A empresa italiana Dedalo Forme Libere (Dedalo Formas Livres) desenvolveu uma tecnologia totalmente nova: ela torna a rocha menos massiva, na medida em que a reduz a sua camada mais exterior. O interior é escavado e preenchido com resina.

A espessura da camada de rocha é de apenas 5 mm. A estabilidade do material é mantida em razão de uma massividade, ou preenchimento, artificial. A redução do peso total é a vantagem do processo.

A empresa Dedalo tem sua sede em Carrara. Ela foi criada em 1960 e desenvolve seus produtos totalmente em sintonia com as tradições dessa região famosa por ser um centro da arte da marmoraria. ‚Para nós a escultura é a mais nobre forma dos mármores e de todas as rochas ornamentais‘, nos escreve Elia Devotti, que em conjunto com sua esposa fundou a empresa e possui suas patentes tecnológicas.

„Senza Bordo“ (Sem fronteiras) é como foi batizada a coleção de pias, das quais mostramos alguns exemplares.

Uma das ideias é a pia com ondas internas…

… outra é a pia sobre rodas, que sempre pode ser colocada em um novo local. A caixa ao lado auxilia como depósito de sabão.

O desenvolvimento desta tecnologia durou cerca de 2 anos. Através dele foram obtidos um doutorado em engenharia mecânica na Universidade de Pisa e outro em arquitetura, na Universidade de Gênova.

Com isso foi também respondida a pergunta, sobre o que acontece com o material escavado das peças: moído, ele pode ser aproveitado pelas indústrias alimentícia e farmacêutica, além de servir à fabricação de granulados.

O próximo desafio da Dedalo é desenvolver banheiras e pias para exteriores. O desenvolvimento e a fabricação dos produtos acontecem nas oficinas da empresa. Apesar de o esvaziamento das rochas ser realizado por máquinas, o beneficiamento manual é uma marca registrada de sua produção.

Dedalo Forme Libere

Fotos: Igor Biagi