Design: Uma ode ao material

(Março 2013) Uma ode aos materiais é a coleção de cozinha „Carrara M“ da empresa alemã cap.: seu ponto alto são as rochas ornamentais que batizam esses produtos, aos quais são acrescidos metais cromados ou madeiras nobres.

Ali até mesmo o design foi eclipsado: as peças são quase como que nascidas da função. O suporte de facas, por exemplo, proporciona um confortável guardar desses objetos, sem que seja preciso prestar atenção ao exato local onde se deposita a peça, como tradicionalmente acontece. O designer é Freimut Stehling, a cabeça criativa da empresa.

A cesta de pães em formato oval é feita em uma peça inteiriça e custa claramente mais caro que sua variante quadrada, formada por várias peças. A madeira em nossas fotos é nogueira, mas são possíveis outras variações.

A GreenBox serve para conservar temperos ou como vaso para plantas. Um prato para mantê-las hidratadas encontra-se no pé da peça.

Essa coleção foi premiada com um dos Interior Innovation Awards de 2013, escolhidos pelo Conselho Alemão de Design (Rat für Formgebung).

Desde 1997 a cap. desenha e produz produtos para cozinha e móveis, desenvolvendo também ideias de clientes. Sua marca registrada é um design sóbrio e de linhas retas, executado em materiais de alta qualidade. O processo produtivo é acompanhado com as orientações de qualidade do selo Made in Germany.

Contudo, a coleção „Carrara M“ é produzida na Itália, em razão dos materiais que utiliza.

cap.

Rat für Formgebung

Fotos: cap.