www.stone-ideas.com

Jogo de luz sobre e dentro do mármore

(Maio 2013) Para quem tem crianças pequenas, que ainda descobrem o mundo, uma parede dessas vai trazer incomodação: a nova coleção da empresa italiana Lithos Design brinca com efeitos de luz sobre e dentro de rochas ornamentais. Não é difícil imaginar que as crianças vão querer ligar e desligar a iluminação o tempo todo, porque a cada acionamento tudo vai parecer diferente.

„Le Pietre Luminose“ (As rochas luminosas) é como o designer Raffaello Galiotto batizou sua nova criação. Alguns aspectos da ideia são bastante conhecidos, outros são novos, mas no geral essa combinação de rochas ornamentais e tecnologia confere ao material perspectivas até aqui inexploradas.

Conhecida é a retroiluminação da rocha, que para isso é cortada bastante fina. Novo, no entanto, é um efeito 3D, trazido por Galiotto: ele não corta a superfície inteira de seus ladrilhos na medida aproximada de 5 mm de espessura, mas escava apenas uma linha no material. Essas ficam a profundidades diferentes e assim deixam transparecer mais ou menos luz.

Assim se chega às estruturas em rocha, que se nota com retroiluminação na forma de sobras escuras no material, acrescentando um componente claro-escuro ao efeito geral.

Foram escolhidos dois tipos de mármore por Galiotto e os desenvolvedores da Lithos Design para esse jogo de luzes, o branco Carrara Ghiaccio e o português Rosa Agata. Com pedras sedimentares se poderia acrescentar ao efeito 3D até un aspecto temporal, a quarta dimensão: no calcário e arenito a visão de diferentes camadas traria também imagens de milhões de anos atrás.

Nesse sentido também combinou bem a escolha do nome para os oito revestimentos da coleção, batizados segundo estrelas dos confins do espaço sideral.

Também inovadora nessa Pietre Luminose é a instalação. Pois atrás de cada revestimento esconde-se uma caixa com a fonte de luz. O tamanho dessa caixa metálica é de 60 x 60 cm com cerca de 10 cm de altura. A luz vem de 4 canos de neon, cada um com 14 Watts.

Essas caixas (altura com pedra de 11 cm e peso de 20 kg) deixam-se colocar uma ao lado da outra muito precisamente na parede. Grandes rejuntes atrapalhariam o efeito da parede luminosa.

A tecnologia chega à rocha por dois caminhos: o primeiro na escavação das linhas luminosas, e o segundo na técnica de instalação. Junto com o design, a Pietre Luminose alcança os requisitos para dominar o mercado para produtos em grandes escalas.

E quando o tubo de neon termina sua vida útil? As caixas deixam-se abrir, cada ladrilho é fixado com 2 pinos e dois parafusos. Nisso outra vantagem: até hoje, o trabalho para a troca dos tubos era realmente grande, pois se o defeito se encontrasse no rodapé da parede, era necessário trocar as caixas em uma linha de cima a baixo até se abrir o ponto defeituoso.

Que novos efeitos de luz ainda sejam possíveis não é realmente novidade: um raio luminoso de cima ou de lado confere ao efeito 3D uma nova aparência e a retroiluminação evidentemente também pode ser modulada com dimmers. Claro que também há interruptores para ligar e desligar a luz.

Lithos Design

Raffaello Galiotto

Fotos: Lithos Design

See also: