Produtores de Engineered Stone apresentam suas coleções

(Maio 2013) O bom exemplo de design adequado ao material foi apresentado pela Caesarstone no Fuori Salone, evento paralelo à grande feira de móveis em abril em Milão: essa empresa israelense revelou sua Engineered Stone que serve como protetor de cantos para mesas de jantar. Composto em 97% de pó de quartzo, essa rocha artificial tem dureza e durabilidade de um granito. A ideia para a coleção „Stone Edge Table“(literalmente mesa de cantos de rocha) foi de Oki Satato, diretor de criação no estúdio de design japonês Nendo.

E não apenas nas quinas da mesa é aplicada essa rocha artificial, mas também nas pernas do móvel.

Em cada um dos 7 modelos de mesa foi utilizado um composto de rocha artificial diferente.

Ao lado Oki Satato também instalou uma ideia artística: no pátio do Palazzo Crivelli foram dispostos pequenos tampos de mesa arranjados de um modo que lembrava os altos e baixos no perfil de uma paisagem. A foto bem acima dá uma ideia da instalação.

Minimalismo foi a linha conceitual nesse „Stone Garden“ (jardim de rocha), pensada em contraste com o esplendor barroco do palazzo e também para revelar um traço do país de origem desse designer.

Sofisticada é também a técnica com a qual mesas de uma única perna são encaixadas.

Caesarstone

O Cosentino Group, da Espanha, contratou o arquiteto Daniel Libeskind. „Beyond the Wall“ (além do muro) chamava-se sua instalação, apresentada no pátio interno da Universidade de Milão. O material utilizado foi a „Silestone“ da Cosentino, com uma nova superfície, chamada „Suede“ (camurça, em inglês).

Cosentino Group

A empresa Stone Italiana apresentou em seu showroom, próximo da catedral de Milão, o projeto „Stone Circus“ (circo de rocha). O designer foi Lorenzo Palmeri, numa iniciativa que envolveu várias empresas.

Stone Italiana