www.stone-ideas.com

Arenito bruto por fora e flamejado por dentro

(Maio 2013) Brutas como a paisagem são as paredes externas do conjunto de prédios House on Blacksod Bay na costa noroeste da Irlanda. Ali no condado de Mayo o vento do Atlântico Norte sibila sem trégua e geralmente traz consigo tempestades.

Como é comum nas construções em fazendas da região, os prédios se interligam e formam assim um pátio interno protegido.

Externamente, camadas de 18 cm de distintos blocos de rocha com superfície bruta revestem as paredes de concreto. Elas foram compostas a mão, num trabalho que consumiu 3 meses. A empresa que realizou os serviços foi a Vincent Naughton Builders.

Trata-se de arenito local envernizado, originário de uma pedreira localizada a 30 km dali. Ele é duro como granito e tem muitas variações coloridas.

A camada de isolamento térmico da parede externa tem 32 cm, de modo que a parede toda alcança 73 cm de espessura. Os tetos são cobertos por ardósia, como é comum na Irlanda.

Contudo, aqueles que hoje fixam residência nessa costa selvagem desejam observar de perto as forças da natureza.

Sendo assim, o conjunto foi composto de forma que desde seu interior sempre seja possível enxergar o mar.

Para isso contribui a concepção purista de cores ali dentro. „Nós queríamos manter o interior cálido e isso para maximizar as vistas desse entorno“, nos explica por e-mail Stephen Haines, da Tierney Haines Architects.

Ao mesmo tempo, essas escolhas conferem uma ligação visual entre interior e exterior, mais precisamente em função do material. O arenito encontra-se também nas paredes internas, contudo com tratamento de superfície flamejada. Os peitoris das janelas e arquitravas já indicam de fora o que espera o visitante dentro daquela casa.

Os prédios obtiveram o mais econômico padrão de consumo de energia, BER A (build energy rating, na sigla inglesa). Os trunfos para isso foram, entre outros, o uso de aquecimento geotérmico, ventilação que reaproveita aquecimento, orientação solar sul e também o citado espesso isolamento térmico das paredes externas.

Um pouco de história: no condado de Mayo houve entre 1845 e 1849 uma grande carência de alimentos, que ocasionou milhões de mortes. Em consequência disso, muitos irlandeses emigraram para os Estados Unidos. A origem da fome não esteve apenas no fungo que destruiu as plantações de batata, mas também a exploração dos camponeses pela nobreza latifundiária.

A partir de 1879 o local tornou-se centro da Land League, que lutava por uma reforma agrária e contra a imposição de arrendamentos abusivos. Foi então que surgiu a palavra boicote: Charles Cunningham Boycott era um administrador de bens, que os camponeses conseguiram derrubar através de ações pacíficas.

Tierney Haines Architects