www.stone-ideas.com

Um dos maiores mercados em expansão

(Junho 2013) Fachadas em rochas ornamentais ricas em ornamentos tridimensionais são tema recorrente na arquitetura russa, informam os organizadores da feira Expostone, que acontece de 25 a 28 de junho em Moscou. Os tais ornamentos em geral seguem formas da arquitetura clássica russa, mas também podem ser criações completamente novas de artistas.

O mercado de lápides mortuárias também é grande na Rússia.

A feira Expostone terá neste ano sua 14ª edição. Ela oferece ao setor de rochas doméstico e a fornecedores estrangeiros uma oportunidade de apresentarem seus produtos. Os temas da feira são os largos campos da geologia e mineralogia, máquinas para pedreiras e beneficiamento, até arquitetura e decoração com rochas ornamentais.

A Rússia é um dos grandes mercados mundiais em expansão, e especialmente desde sua entrada na Organização Mundial do Comércio (OMC). Mesmo que a classe média alta ainda seja pequena neste imenso país, cheio de recursos naturais, há muitos ricos fascinados pelo luxo, para quem o mais caro que houver será apenas o mínimo esperado.

Revistas russas de arquitetura de interiores mostram que marcas e produtos ocidentais são os maiores objetos de desejo. Nessas páginas, arquitetos de interiores costumam promover seus trabalhos com peças de publicidade e, mais importante para interessados naquele mercado, indicam os materiais mais apreciados na Rússia.

No ano passado a Expostone teve 363 empresas expositoras, 80 mais que no ano anterior. Elas provinham de 22 países, sendo 158 russas, 86 chinesas, e em terceiro lugar as da Turquia. Países como Armênia, Bielorrússia ou Cazaquistão têm nessa feira uma plataforma de lançamento para seus novos tipos de rocha. A área expositiva foi de 10.700 m² no ano passado, (500 m² a mais que em 2011).

É tradição da feira manter um programa especial para negócios, com várias palestras.

Expostone, Moscou, de 25 a 28 de junho 2013

Programa especial para negócios

(07.06.2013)