www.stone-ideas.com

Notas e Agenda

(Julho 2013) Índia 1: Empresas brasileiras de granito contam com uma demanda mais forte de blocos brutos, sobretudo de China e Índia. O motivo, segundo a revista Informe da Abirochas (9/2013), é o colapso da gigante do granito PRP Granites. O fim desta grande exportadora e de outras empresas aconteceu na metade do ano passado em razão de desrespeitos à determinações ecológicas e também de acusações de corrupção.

Índia 2: Empresas europeias de rocha desejam obter flexibilizações sobre as novas margens da já estrita limitação de exportações para a Índia. É sabido que a crescente classe média local apresenta uma demanda por rochas que não pode ser saciada pela produção local, que também está limitada por licenciamentos bastante rigorosos.  

    A partir de 1º de Julho é obrigatório o certificado de rocha ornamental do tipo CE na União Europeia. Apresentamos os principais aspectos desse certificado em nossa edição de novembro de 2008.  

„Pedra Natural em Edifícios Urbanos – Os problemas das fachadas“ é o título de um workshop do instituto ITeCons da Universidade de Coimbra no 20 de novembro 2013.  

O Willowbank Stone Festival, de 13 a 15 de setembro no Canadá quer tematizar as rochas ornamentais e seus papel nas diferentes culturas.  

Blocos de rocha brutos são empregados pelo designer coreano Byung Hoon Choi como, por exemplo, pés para seus móveis.   

São na maioria construções de rochas ornamentais os patrimônios culturais mais ameaçados, segundo pesquisa da organização Europa Nostra, naquele continente.  

„Como alisar uma pedra natural de granito“ é tratado no eHow Brasil.  

Vídeo do Mês: Showrooms de cozinhas devem ser menos monumentalmente compostos com rochas ornamentais, afirma a designer italiana Patricia Urquiola em uma entrevista.

(02.07.2013)