www.stone-ideas.com

Uma espécie de Feira-Plus

Stone+tec 2013. Photo: NürnbergMesse / Thomas Geiger

(Julho 2013) Em todo o mundo as feiras nacionais de rochas ornamentais lutam com diminuições de visitantes e de expositores. As exceções são a Marble de Izmir e a Stone Fair de Vitória, sendo que a mostra da Turquia se concentra em negociar blocos brutos e a do Brasil é reconhecida como central para negócios com os mercados florescentes da América Latina.

A Stone+tec deste ano em Nuremberg (29 de maio a 01 de junho) enfrentou as consequências de um recuo continuado nos números de visitantes e expositores nos últimos anos mudando seu foco. A partir de agora seu público-alvo são os lapidadores de países germanófonos, ou seja, Alemanha, Áustria e Suíça. Para esses a feira deve tornar-se um must, e para os expositores um encontro obrigatório.

A Marmotec de Carrara, que também acontece a cada dois anos, é outra que segue em frente com um novo perfil. Essa inventou as

Marble Weeks (Semanas do Mármore), que oferece uma grande programação, com arte e cultura em torno do mármore local – neste ano acontecerá de fim de junho até agosto.

Se o conceito de Carrara conseguirá reverter as perdas de visitantes e expositores não apenas para a cidade, mas também para a Marmotec, é o que veremos. Em Nuremberg já está claro que com o novo perfil a feira se tornará menor.

Neste ano ela registrou mais um encolhimento: 19.562 visitantes, segundo o release da organização da feira, contra 26.146 em 2011. Há dois anos havia 699 expositores e neste foram 543.

Willy Viethen, gerente executivo da Stone+tec, nos respondeu claramente que sua feira se afasta desse constrangimento dominante no sentido de crescer ou morrer: Se a Stone+tec se tornar menor mas melhor, então isso será uma vantagem para todos os envolvidos.

Para alcançar esse „melhor“, Viethen trouxe uma novidade, uma espécie de Feira-Plus: os visitantes devem encontrar nos pavilhões, além dos produtos normalmente expostos, também uma gama de novas ideias e soluções para seus negócios cotidianos.

Com esse objetivo foi organizado um programa de palestras que de fato merece o nome, tal como já fazem há tempo a Coverings e a StonExpo, ambas nos Estados Unidos.

Stone+tec 2015, de 13 a 16 de maio

(07.07.2013)