Notas e Agenda

(Agosto 2013) A Feira „Marble“ em Esmirna, Turquia, que este ano teve sua 19ª edição, poderia realmente crescer se o novo terreno nas proximidades do aeroporto finalmente fosse aprontado. Neste ano a falta de espaço no „Kültürpark“, no centro da cidade, foi tão grave que os organizadores utilizaram até um estacionamento para acomodar exposições. „A área nos lembrou um piquenique“, gracejou a revista „Marble Trend“ (edição Abril/Maio/Junho 2013). A pergunta agora é se os novos pavilhões já em construção no entorno do aeroporto vão ficar prontos até a edição de 2014 (26 a 29 de março). Conhecedores da cena local dizem que falta apoio do governo turco, pois Esmirna está na mão de um partido adversário do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdoğan.

„Falta pouco para os zumbis chegarem…“ é um comentário irónico sobre a lista „10 coisas que você provavelmente não sabia que são radioativas“ alertando das emissões de bancadas de granito.

Latest news: „China has banned the construction of government buildings for five years, according to state media“, the BBC reports. The move was taken to fight corruption. „Glitzy new government buildings, sometimes in impoverished areas, have been a source of public outrage”, the report says: „The directive forbids luxury makeovers and expansions done under the guise of repair work.“

A empresa italiana Antolini Luigi e a KMD Natursteine, especialista alemão em acabamentos em rochas de altíssimo padrão, querem futuramente juntar forças nos mercados internacionais (em alemão).

Números do mercado britânico sobre rochas ornamentais foram divulgados pela revista Natural Stone Specialist.

„Porto de Pedra Sentida“ foi o título de um percurso pela Geologia e pela Pedra da Cidade do Porto: „Num percurso pedestre pelo centro histórico da cidade propõe-se uma reflexão sobre a importância do granito no desenvolvimento urbanístico e social e dos fatores ambientais que ameaçam o património arquitetónico e natural.“   

   Uma mesa de madeira maciça deve ser desenvolvida por designers para o 1. Design Award da empresa italiana Riva1920. O símbolo do concurso é uma lâmpada incandescente em madeira e o slogan é „Accendi la tua Idea“ (Acenda sua ideia). O material utilizado deve ser originário de produção ecológica e outros materiais podem ser adicionados, exceto plástico.

A Biennale della Pietra Lavorata 2013 acontece de 29 de agosto a 1 de setembro na localidade de Castel San Niccolò, em Arezzo, Itália.

„Sacrilege“ é como o artista Jeremy Deller batizou sua réplica inflável de Stonehenge. No momento ele atravessa a Grã-Bretanha com sua criação (Vídeo, 1).

A documentação necessária para inscrição no New Brunswick International Sculpture Symposium 2014 já está na internet.   

Vídeo do Mês: Nik Wallenda atravessa o Grand Canyon sobre um fio de aço, ou ainda: as vistas fantásticas em arenito na Garganta do Colorado (1, 2).

(02.08.2013)