www.stone-ideas.com

Macieira em mosaico de rochas ornamentais

Mosaico de rochas ornamentais „Jesus Christ the Apple Tree“.

(Agosto 2013) Mosaicos de rochas ornamentais em praças públicas, tanto mais os coloridos, não são comuns. A dificuldade no caso é que se exige material resistente e em geral esses têm poucas opções de cor.

Quem mostra que dá pra fazer diferente, e utilizando inclusive arenito, é essa peça com uma macieira na calçada em frente à catedral de Hereford, no oeste da Inglaterra. Em segundo plano nessa composição está um hino religioso, entitulado „Jesus Christ the Apple Tree“ (Jesus Cristo a Macieira). Além disso, a maçã é muito cultivada na região, e boa parte da produção destina-se à fabricação de sidra.

Com Nick Horton, chefe da empresa de rochas Forest Pennant, o projeto encontrou o homem certo. Ele conhece bastante as rochas da Grã-Bretanha e recomendou à equipe do projeto a utilização de tipos locais. O mosaico deveria também refletir tanto em seu material quanto em seu motivo uma ideia de unidade.

Mosaico de rochas ornamentais „Jesus Christ the Apple Tree“.

4 tipos de arenito e um de ardósia foram utilizados: para as maçãs maduras foram empregados Herefordshire Red e Red Wilderness, para os frutos ainda verdes e folhas Kirkstone Sea Green e a (flamejada) ardósia Light Sea Green. O céu está representado em Crosland Hill Yorkstone, e os campos outra vez com Hereford Red Stone, sendo o contorno externo à árvore com Royal Forest Pennant. As bordas do mosaico foram formadas com pequenos pedaços de diferentes rochas.

No contorno externo está gravado um verso do poema daquele hino religioso. O desenho é de autoria de Sandy Elliott, um ex-professor e cônego. 500 horas de trabalho foram consumidas pelos lapidadores da Forest Pennant para cortar com exatidão as 100 peças individuais. As figuras mais delicadas têm apenas 2 cm de espessura, mas foram encaixadas em outras maiores, conferindo ao mosaico uma espessura média de 7,5 cm. Isso garante que todas as peças mantenham suas posições, de modo que o mosaico não se quebre sob o peso de automóveis.

A área total do mosaico é de 50 m². Ele foi agraciado com um dos prêmios da Natural Stone Federation Great Britain em 2012.

A coordenação do trabalho em rocha foi da empresa Forest of Dean Stone, à qual pertence a Forest Pennant. Participaram também as pedreiras Black Mountain Quarries, Wilderness Stone, Johnsons Wellfield Quarries e Kirkstone Quarries.

Mosaico de rochas ornamentais „Jesus Christ the Apple Tree“.

O poema „Jesus Christ the Apple Tree“ foi provavelmente escrito no século 18. Ele poderia se referir a diferentes passagens da Bíblia, onde Jesus compara sua vida com árvores. Talvez o poeta tenha pensado na antiga tradição inglesa, de tomar alguns drinks sob as árvores em torno horta durante o natal, brindando a futuras boas colheitas. A propósito: em Hereford há inclusive um Museu das Sidras.

Em uma passagem do poema para coro, de Elizabeth Poston (1905-1987), a melodia é inicialmente cantada por apenas alguns cantores, desenvolvendo-se aos poucos em mais vozes. Na última estrofe, novamente apenas uma voz entoa o canto.

Hereford Cathedral

Forest of Dean Stone

Museu das Sidras

Coral „Jesus Christ The Apple Tree

Fotos: Hereford Cathedral

(28.08.2013)