www.stone-ideas.com

Fachada em arenito com tons multicoloridos

O centro administrativo na pequena cidade (25.000 habitantes) de Willebroek, na Bélgica.

(Agosto 2013) A prefeitura desejava que o novo prédio fosse um ponto de referência no centro da cidade. Por outro lado, que também se integrasse às construções daquele entorno. Falamos do centro administrativo na pequena cidade (25.000 habitantes) de Willebroek, na Bélgica.

Os arquitetosaplicaram um arenito similar daquele em uma igreja (Sint-Niklaaskerk).

Para resolver a contraditória solicitação, os arquitetos valeram-se do material escolhido para a fachada e aplicaram nela um arenito similar daquele em uma igreja (Sint-Niklaaskerk) e na prefeitura velha (Gemeentehuis). Se trata dos tipos indianos Okra e Mint. Foram fornecidos pela empresa Stone Age e instalados pela belga Marmerwerken Allard & Fils.

Além disso, compuseram a nova fachada diferente da antiga, com um mosaico de rochas em diferentes tons de cor e tamanhos de placas.

Além disso, compuseram a nova fachada diferente da antiga, com um mosaico de rochas em diferentes tons de cor e tamanhos de placas. „Isso cria um visual vivo e contemporâneo“, informa um release do escritório de arquitetura Brut.

O material e os tons de cor também têm papel importante no interior do prédio. Há muita aplicação de madeira, de modo que o cidadão „sinta-se confortável e em casa“.

Com ajuda de faixas coloridas e luminosas, a orientação interna nos 4 andares se torna fácil.

Com ajuda de faixas coloridas e luminosas, a orientação interna nos 4 andares se torna fácil.

Internamente os contornos das janelas são dourados.

Internamente os contornos das janelas são dourados. Aqui mais um truque: ao olhar para a cidade, os cidadãos e funcionários têm a impressão de que admiram um quadro, explicam os arquitetos.

Janelas marcantes na fachada tornam o prédio óticamente mais aberto. Quebra-sóis em forma de sacadas tornam a atmosfera convidativa.

Acessibilidade e transparência são outras metas nesse conceito arquitetônico. Janelas marcantes na fachada tornam o prédio óticamente mais aberto. Quebra-sóis em forma de sacadas tornam a atmosfera convidativa. E internamente todas as paredes das salas de reuniões são totalmente envidraçadas.

Brut (holandês)

Willebroek

Stone Age Limited, Jaipur

Allard et Fils

Fotos: Brut

(30.08.2013)